Prefeitura recebe imóvel destinado a implantação de novo parque em M’Boi Mirim, o Parque Cardeal Rossi – M'Boi Mirim

O imóvel passará por reformas para ser aberto ao público como mais um parque da cidade de São Paulo

O Prefeito Ricardo Nunes assinou em 15 de setembro de 2022 escritura que formaliza como patrimônio municipal uma antiga fazenda com 220 mil m² que pertencia a Mitra Diocesana de Campo Limpo, conhecida na região como Cardeal Rossi. O processo havia sido iniciado na década de 1980, e após esforços conjuntos entre a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) e a Coordenação de Gestão do Patrimônio Imobiliário da Secretaria Municipal de Gestão (SEGES/CGPATRI), logrou-se levar a termo.  

O futuro Parque Municipal Cardeal Rossi – M'Boi Mirim localiza-se no distrito do Jardim Ângela, Subprefeitura de M’Boi Mirim, zonal sul da cidade. A região ainda possui algumas áreas verdes, mas que estão sob ameaça devido ao crescimento de loteamentos e ocupações irregulares.

 

Mapa de Localização

O imóvel apresenta densa e diversa cobertura vegetal nativa da Mata Atlântica e está previsto no Plano Diretor Estratégico (Lei 16.050/14) para receber um parque natural. Também conta com a presença de nascentes e cursos d’água que abastecem a represa Guarapiranga, protegendo parte dos mananciais paulistanos. Além disso, há trilhas que podem funcionar como um atrativo a mais para seus frequentadores que desejarem maior contato com a natureza.

Vegetação remanescente no Parque Cardeal Rossi - M‘Boi Mirim 

A região faz parte da Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais da Represa de Guarapiranga (Lei Estadual 12.233/06). Apesar disso, há um crescente adensamento populacional que tem como consequência o surgimento de loteamentos irregulares, que podem pressionar e comprometer a cobertura vegetal remanescente. A implantação do parque pode ajudar a conter as ocupações e garantir a preservação da área.  

Vista aérea do futuro Parque Cardeal Rossi, ao fundo a represa Guarapiranga 


Além de preservar a formação natural da Mata Atlântica, o Pq. Mun. Cardeal Rossi pode se tornar em breve uma opção de contemplação da natureza para a comunidade local, que muitas vezes precisa percorrer grandes distâncias até algum espaço público que ofereça lazer e recreação. Além disso, a preservação do espaço também é importante para o abastecimento de água dos munícipes.  

 Lagoa presente no interior do imóvel que abrigará o Parque Cardeal Rossi

Para fins de formalizar o recebimento do imóvel pela SVMA, equipes das divisões de Patrimônio Ambiental (CPA/DPA), Gestão de Parques Urbanos (CGPABI/DGPU) e de Implantação, Projetos e Obras (CGPABI/DIPO) fizeram visitas técnicas no local, em conjunto com representantes da Mitra Diocesana de Campo Limpo (antigos proprietários do imóvel).  

 

Equipe da SVMA recebendo as chaves do imóvel pela Mitra Diocesana de Campo Limpo 

A ação teve como objetivo analisar as condições da área onde há alguns anos funcionava o Centro para a Juventude Instituto Cardeal Rossi, que oferecia atividades educacionais; e o Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Instituto Rural, projeto da Cáritas Campo Limpo em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS). A última visita em conjunto, realizada em 07/10/2022, encerrou-se com a oficialização da passagem da posse do imóvel e entrega formal das chaves à Prefeitura de São Paulo. Os projetos sociais, que não foram desativados, continuarão a ocorrer, agora contando com a SVMA como mais uma parceira.  


Fotografias: Patrícia Prado (SVMA/CPA/DPA)