Consulta pública para a minuta do plano diretor dos parques da Orla da Guarapiranga

Objetivo é nortear ações de melhorias a curto, médio e longo prazo, e proteger as áreas públicas destinadas a parques ao redor da represa

De 8 a 22 de outubro, estará aberta à população a consulta pública sobre a minuta do plano diretor dos parques da Orla da Guarapiranga - Barragem do Guarapiranga, Praia do Sol/Praia São Paulo, Guarapiranga, Linear Castelo, Linear Nove de Julho e Linear São José, pelos próximos dez anos, com o objetivo de estabelecer princípios, diretrizes, programas de manejo e conservação, garantindo e melhorando esses equipamentos públicos de preservação ambiental, cultural e de lazer.

A construção do documento é um trabalho colaborativo, coordenado pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) com a participação da comunidade do entorno dos parques em encontros e oficinas. Administradores e conselheiros gestores manifestaram também suas opiniões para a melhoria das áreas verdes.

A estrutura adotada deste Plano Diretor de Parque Urbano tem como base a experiência adquirida e contribuições relacionadas ao desenvolvimento de planos diretores de outros parques municipais, o documento da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz – UMAPAZ, “Relatório Propositivo de Intervenção para Uso Público”, bem como documentos técnicos que abordam a gestão de parques e unidades de conservação.

A consulta pública se dará através da plataforma Participe+ pelo link disponível a partir deste sábado (8): https://participemais.prefeitura.sp.gov.br/legislation/processes/212/debate.