Parque do Cordeiro - Martin Luther King completa 15 anos

Seu nome é em homenagem a um dos maiores ativistas negros da história

O Cordeiro-Martin Luther King, localizado na Chácara Monte Alegre, região de Santo Amaro, zona sul da capital, faz aniversário hoje (23). O espaço conta com quase 35 mil m2 e homenageia o pastor protestante Martin Luther King, um dos maiores ativistas políticos da história, líder do movimento antirracista nos Estados Unidos e militante na luta contra a política de segregação em meados do século passado.

A área verde é dividida em dois setores: o oeste – com pistas arborizadas para caminhada e corrida, aberto ao público em 2013, e a parte leste, implantada desde 2007 em parceria com a Sabesp. A obra envolveu a despoluição do Córrego Alcatrazes, que passa pelo parque; a segunda etapa foi desenvolvida juntamente com a comunidade, por meio da participação das associações de bairro.

A infraestrutura conta com pistas de caminhada e ciclismo, aparelhos de ginástica, playground, quadra poliesportiva, palco, pista de skate, espelho d’água, sanitários e praça. Possui também trilhas monitoradas, que devem ser agendadas com antecedência para grupos de até 5 pessoas. Cães são permitidos na área antiga da Praça Martin Luther King e precisam ser conduzidos com coleira e guia.

Foram catalogadas 63 espécies de fauna, dentre elas 4 de moluscos, 1 crustáceo, 2 espécies de aranhas, 27 de insetos, peixes como lebiste e mamíferos como o gambá-de-orelha-preta e os saguis. Dentre as aves, destacam-se a araponga – ameaçada de extinção e fundamental na dispersão de sementes. Também podem ser observados com frequência o quero-quero, asa-branca, maracanãs e periquitos.

Já a vegetação do Parque, no setor leste, é composta por área ajardinada e arborização esparsa. No setor oeste, o destaque é a recuperação e o enriquecimento ambiental a partir de espécies nativas. Foram registradas 37 briófitas e 27 espécies vasculares, das quais o pau-brasil que está ameaçado de extinção. Fazem parte da flora a amoreira, aroeira-mansa, bambu-imperial, jatobá, mangueira e sibipiruna