Três parques do município de São Paulo fazem aniversário hoje

Aniversariantes do dia são o Guarapiranga, Previdência e Guanhembu

Nesta quarta-feira (21/09) comemoramos o aniversário de três parques, áreas verdes que estão espalhadas pela cidade de São Paulo e apresentam opções de lazer para a população.

Guarapiranga

O Parque Guarapiranga é o mais antigo desses três, foi inaugurado em 1974 e completa 48 anos, em comemoração a esta data serão distribuídas algumas espécies de plantas nativas. O espaço é situado no bairro M'Boi Mirim, zona sul, e tem 152.600 m². O local era uma antiga fazenda de café que foi reflorestada com eucaliptos, árvore natural da Austrália, de crescimento rápido e muito utilizada para produção de lenha e papel, também é essencial para a indústria farmacêutica e fabricação de produtos de limpeza.

Ainda antes de ser criado como parque, na década de 1960, a Prefeitura passou a utilizar a área como viveiro. Implantado junto à Orla de Represa Guarapiranga, foi elaborado pelo escritório Burle Marx e Cia com a importante função de proteger a produção hídrica, minimizando a erosão e a sedimentação.

A infraestrutura do local apresenta campo de futebol society e de terra, quiosques, churrasqueiras, trilha, quadras poliesportivas, playgrounds, paraciclos, bosque, estacionamento gratuito e pista de caminhada.
A fauna do parque é formada por 92 espécies, sendo 40 de borboletas, uma de réptil (lagarto-teiú), duas de mamíferos (o gambá-de-orelha-preta e o ratão-do-banhado) e 49 de aves. Algumas que podem ser observadas são o pavó, bandeirinha, gavião-carijó, coruja-orelhuda, periquito-rico, pica-pau-anão-de-coleira, pica-pauzinho-verde-carijó, arredio-pálido e pichororé.

Sua vegetação tem predomínio de eucaliptal, entremeado por pequenos bosques com espécies da Mata Atlântica, além de áreas ajardinadas. Os destaques da flora, que contém 186 plantas vasculares, são o abacateiro (Persea americana), angico-vermelho (Anadenanthera peregrina), areca-bambu (Dypsis lutescens), bambu-imperial (Bambusa vulgaris), caá-açu (Bathysa australis), camboatá-de-folhas-largas (Cupania oblongifolia), eucalipto (Eucalyptus sp.), magnólia-amarela (Magnolia champaca), nespereira (Eriobotrya japonica), passuaré (Tachigali denudata), pau-d’água (Dracaena fragrans) e os ameaçados de extinção cedro (Cedrela fissilis), palmito-jussara (Euterpe edulis), pau-brasil (Paubrasilia echinata) e pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia).

Nesse dia de aniversário, serão distribuídas mudas de espécies nativas a frequentadores do parque.

 

Previdência

Aberto em 1979, o Parque Previdência comemora seu 43° aniversário. Ele é estabelecido no bairro Butantã, na zona oeste, e sua área total é de 91.500 m². É localizado na região onde o Instituto de Previdência do Estado de São Paulo (IPESP) adquiriu terras em 1950, antes disso no território do espaço funcionava um reservatório de água que abastecia o bairro até 1968.

Sua infraestrutura conta com jardim aromático, mesas para piquenique, trilha do Jequitibá, pista para caminhada, aparelhos de ginástica, playgrounds, viveiro de gansos e orquidário. Abriga também o Museu de Meio Ambiente, CECCO (Centro de Convivência e Cooperativa) e o Grupo Escoteiro Raposo Tavares.

Na fauna foram identificadas 87 espécies, sendo 19 invertebrados (aranhas e borboletas), oito répteis (serpentes e lagartos), dois mamíferos (gambá-de-orelha-preta e sagui) e 58 aves. Algumas delas são o picapauzinho-de-coleira, arredio-pálido, cigarra-bambu, corujinha-do-mato, gavião-gato, maracanãs, papagaios, gaturamo-rei e os que correm risco de extinção: araponga e o chibante. Em meio aos arbustos e no chão coberto de folhas, é possível encontrar o agitado camaleãozinho, um pequeno lagarto esverdeado com ocorrência associada às matas preservadas no município de São Paulo

A flora do local conta com 321 plantas vasculares, a vegetação é composta por remanescente de Mata Atlântica em estágio inicial e médio de sucessão, bosque heterogêneo, área ajardinada, horta e jardim aromático. Os destaques são a cabeludeira (Myrcia tomentosa), canafístula (Cassia ferruginea), canela-amarela (Nectandra barbellata), cedro (Cedrela fissilis), cerejeira-do-rio-grande (Eugenia involucrata), chico-pires (Leucochloron incuriale), embiruçu (Pseudobombax grandiflorum), faveira (Peltophorum dubium), flor-de-abril (Dillenia indica). Além desses têm os ameaçados de extinção: canela-amarela (Nectandra barbellata), canela-sassafrás (Ocotea odorifera), cedro (Cedrela fissilis), jequitibá-rosa (Cariniana legalis), pau-brasil (Paubrasilia echinata), pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia) e xaxim (Dicksonia sellowiana).

 

Guanhembu

O Parque Guanhembu Benedicta Ramos Caruso comemora 11 anos em atividade, foi aberto ao público em 2011. Contém 71.920 m² e é formado por dois antigos loteamentos da década de 1970. Foi implantado em um local carente de espaços de lazer. Situado na zona sul, em região de mananciais, tem como objetivo a preservação da área permeável e atendimento social com equipamentos esportivos e de recreação.

Em seu ambiente conta com playground, pistas de caminhada, campos de futebol, quadras de futsal e poliesportiva, pergolado, quiosques, praças de estar internas e externas, mesas com tabuleiro e paraciclos. Além de sanitários com acessibilidade para cadeirantes.

Sua fauna conta com 44 espécies registradas, sendo sete de borboletas, um lagartinho, exemplares de mamíferos como o gambá-de-orelha-preta e preá, além de 35 tipos de aves. Dentre os pássaros temos a tiriba, psitacídeo endêmico, maitaca, saí-canário, a pia-cobra, tiê-sangue e o beija-flor-de-peito-azul, asa-branca, risadinha, ferreirinho-relógio, tico-tico, joão-teneném, tiziu, sabiá-do-campo, cambacica e pitiguari.

Possui vegetação composta por áreas ajardinadas e arborizadas, bosques heterogêneos e eucaliptal (Eucalyptus sp.) com sub-bosque. Na flora do local há 155 plantas vasculares, das quais estão ameaçadas de extinção a cambucá (Plinia edulis), cedro (Cedrela fissilis), jequitibá-rosa (Cariniana legalis), pau-brasil (Paubrasilia echinata) e pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia). Além delas temos a aldrago (Pterocarpus rohrii), alfeneiro (Ligustrum lucidum), amoreira (Morus nigra), andá-açu (Joannesia princeps), cedro-japonês (Cryptomeria japonica), cerejeira-do-rio-grande (Eugenia involucrata), embaúba-branca (Cecropia pachystachya), figueira-benjamim (Ficus benjamina), guajuvira (Cordia americana), guapuruvu (Schizolobium parahyba) e jambolão (Syzygium cumini).