Futuro Parque Linear do Itapaiúna recebe placas de demarcação

Objetivo é comunicar o início de implantação do parque e inibir o uso irregular do terreno, a fim de garantir a conservação da cobertura vegetal remanescente

Previsto no Plano Diretor Estratégico (Lei 16.050/14), o Parque Linear do Itapaiúna está localizado no Distrito de Vila Andrade, Subprefeitura de Campo Limpo, e conta com uma área de aproximadamente 120 mil m². O local abriga remanescente de Mata Atlântica protegido pela Lei Federal 11.428/06. A implantação do parque poderá garantir a proteção desses fragmentos de vegetação nativa importantíssimos para a segurança de serviços ambientais como a qualidade do ar, equilíbrio térmico, amenização de temperaturas, controle de enchentes, fluxo de polinização e de biodiversidade, dentre outros, previstos no Plano Municipal de Conservação e Recuperação das Áreas Prestadoras de Serviços Ambientais - PMSA (aprovado pela Resolução CADES 202/19).



No dia 6 de agosto, a área municipal destinada para receber o parque linear recebeu placas de sinalização do Projeto Demarca, resultado de uma ação conjunta que envolveu diversas divisões da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA): Patrimônio Ambiental (CPA/DPA), Gestão de Parque Urbanos (CGPABI/DGPU), Arborização Urbana (CGPABI/DAU), Implantação, Projetos e Obras (CGPABI/DIPO), Projetos Urbanos (CPA/DPU) e Estudos Ambientais e Planejamento Territorial (CPA/DEAPT). A ação foi acompanhada por moradores e comerciantes locais, bem como agentes da Subprefeitura de Campo Limpo, Guarda Civil Metropolitana e Polícia Militar, concretizando mais uma etapa no processo de implantação do parque.



O Parque é de grande importância ambiental e social, pois possui diversas nascentes e córregos que deságuam no Rio Pinheiros. Além disso, possui uma fauna diversa, em especial de aves, que dependem da conservação da cobertura vegetal para a manutenção da sua sobrevivência. Dessa maneira, a implantação desse espaço terá um impacto positivo tanto para os moradores do entorno que poderão utilizá-lo para esporte, lazer e recreação, quanto para os munícipes, que terão mais uma área verde prestadora de serviços ecossistêmicos implantada.



Neste contexto, a ação vislumbrou informar a população de que o local se trata de imóvel municipal destinado à implantação do parque, já que, em vistorias realizadas anteriormente foram identificadas construções de moradias irregulares e focos de incêndio em parte da vegetação.



Os próximos passos serão a recomposição florestal das áreas degradadas, implantação de base móvel de vigilância e, finalmente, as obras do projeto final do parque.



Cartografia: Laura Criado Motheo
Fotografias: Patrícia do Prado Oliveira