Votação para os Conselhos Gestores do PNM Fazenda do Carmo e das APAs Bororé-Colônia e Capivari-Monos ocorre em setembro

Eleitor decidirá o Conselho do PNM Fazenda do Carmo na sede administrativa do parque no dia 10 e a das APAs Bororé-Colônia e Capivari-Monos de forma remota no dia 21

Após o fim das inscrições de candidatos, estão confirmadas as votações para os Conselhos Gestores das Áreas de Proteção Ambiental (APAs) Bororé-Colônia e Capivari-Monos e do Parque Natural Municipal (PNM) Fazenda do Carmo. Os Conselhos Gestores foram criados em 2003 para garantir a participação da população no planejamento, gerenciamento e fiscalização das atividades que ocorrem nas áreas verdes. O objetivo é envolver a comunidade na discussão das políticas públicas de forma consultiva, com foco nas questões socioambientais.

No Conselho do PNM Fazenda do Carmo a votação será no dia 10/09 (sábado) das 10h às 12h, na Sede Administrativa do parque. Serão eleitos oito membros titulares e seus suplentes, os representantes dos frequentadores vão ser escolhidos por eleição direta e os conselheiros de movimentos/coletivos, instituições ou entidades serão eleitos por uma plenária composta por um representante de cada um dos grupos cadastrados regularmente.

A votação dos Conselhos das APAs Bororé-Colônia e Capivari-Monos será realizada remotamente pela Plataforma Microsoft TEAMS no dia 21/09 (quarta-feira). A escolha para a Capivari-Monos começa às 18h30 e vai até às 19h30, a da Bororé-Colônia será das 19h30 às 20h30. O link será enviado antecipadamente a cada participante da assembleia. Para o Conselho da APA Bororé-Colônia serão eleitos 24 membros titulares e seus suplentes, enquanto para o Conselho da APA Capivari-Monos serão 20 membros titulares e seus suplentes eleitos pela sociedade civil. As sessões vão ser gravadas e posteriormente transcritas para fins da publicação da ata.

 

PNM Fazenda do Carmo

Criado em 2003 é o primeiro Parque Natural Municipal da cidade de São Paulo. Seu espaço com 449 hectares compõe o maior remanescente de Mata Atlântica da zona leste. Sua vegetação é muito diversificada, contém matas ciliares, capoeiras, campos, reflorestamento de eucaliptos e brejos.

APA Bororé-Colônia
Localizada nos distritos do Grajaú e Parelheiros é fundamental para a preservação do patrimônio histórico, cultural e ambiental. Possui 9.000 hectares de área protegida municipal e contempla duas bacias hidrográficas: Guarapiranga e Billings. É responsável por proteger nascentes que sustentam a Represa Billings, um dos principais mananciais de abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo.

APA Capivari-Monos
É a primeira Unidade de Conservação de Uso Sustentável criada e gerida pelo Município. Possui 25.100 hectares de área protegida e compreende três bacias hidrográficas: Guarapiranga, Billings e Capivari-Monos. Contém rica biodiversidade e elevado potencial para o desenvolvimento sustentável através da agricultura agroecológica e do turismo.