Futuro Parque Municipal Horto do Ipê tem sua área de implantação sinalizada

Objetivo é tentar inibir o uso indevido do terreno e incentivar denúncias de descarte irregular de resíduos e danos à vegetação

O Parque Municipal Horto do Ipê, criado pelo Decreto 53.965/13, recebeu no dia 20 de julho, placas de sinalização no perímetro destinado à implantação de sua primeira fase, através do Projeto Demarca. A área está localizada na Subprefeitura do Campo Limpo e já presta serviços ambientais relevantes para a cidade, pois abriga nascentes, matas ciliares e remanescentes de Mata Atlântica nativa, além de uma futura opção de lazer para a população local.

A demarcação do espaço foi realizada pelas equipes da Divisão do Patrimônio Ambiental (CPA/DPA) e da Divisão de Gestão de Parques Urbanos (CGPABI/DGPU), da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA).

Um dos objetivos da criação do parque é a preservação da mata nativa e, com isso, aproximar a população de áreas verdes e tornar o espaço uma opção de lazer, sobretudo no distrito do Campo Limpo, que apresenta grandes índices de urbanização, além de apresentar áreas com alta e muito alta vulnerabilidades, segundo o Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS) de 2010. Com isso, a unidade esportiva do Clube da Comunidade São Januário também deverá ser mantida e inserida nas atividades do parque.

Tendo em vista o crescimento urbano local, outro objetivo da implantação do parque é a contenção das invasões e construções de moradias irregulares que vêm aumentando significativamente nos últimos anos. Além disso, as ocupações estão em áreas de riscos geológicos e riscos de desastres relacionados à geologia, que variam do Grau 2 (moderado) até o 4 (mais alto).

A demarcação serve para informar sobre onde será implementado o parque e inibir o uso irregular da área, uma vez que a população local pode denunciar descarte irregular de resíduos e danos à vegetação.

Com a retomada da implantação, foram adicionadas novas entradas e acessos para que haja maior integração da comunidade do entorno com o espaço. Há ainda a proposta para a expansão, em uma segunda fase de implementação, incorporando novas áreas com vegetação nativa densa.

No caso de qualquer irregularidade, a Prefeitura de São Paulo deve ser acionada para denúncias, pelos telefones 156 ou 5187-0100 (Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente).

 

Fotos: Patrícia Prado
Cartografia: Laura Motheo