Prefeitura remove ocupações irregulares no Parque Linear Córrego do Bispo

Área verde na zona norte está em fase de implantação

Uma operação de desfazimento aconteceu na terça-feira (17/05) em uma área correspondente aos limites em implantação do Parque Linear Córrego do Bispo, localizado na Zona Norte do Munícipio de São Paulo.

Em conjunto com a Secretaria das Subprefeituras (SMSUB), a equipe da Divisão de Patrimônio Ambiental (CPA/DPA) e da Divisão de Gestão de Parques Urbanos (CGPABI/DGPU) da SVMA, agentes de fiscalização da Subprefeitura da Casa Verde/Vila Nova Cachoeirinha (SUB/CS), da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e da Polícia Militar (PM) realizaram o desfazimento de construções irregulares instaladas no perímetro do Parque Linear Córrego do Bispo, em implantação e localizado nas proximidades Parque Estadual da Cantareira (PEC).

A área apresentava alguns barracos de madeiras, utilizados como garagem e era ocupada por pessoas em situação de rua, usuários de drogas, bem como para o descarte de resíduos. A operação ocorreu como previsto, sem grandes intercorrências. As obras de cercamento já iniciaram, a fim de evitar novas ocupações irregulares.

A ação foi planejada, com a participação do Departamento de Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio da Procuradoria Geral do Município (PGM/DEMAP), Secretaria da Habitação (SEHAB) e Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

O Parque integra parte do Corredor Ecológico da Mata Atlântica Norte e visa a recuperação do córrego para a diminuição das enchentes no local, além de garantir a proteção da borda da Serra da Cantareira, zona de amortecimento do Parque Estatual homônimo. 

 

Mapa da região



Registro da Operação


        À esquerda, máquina retroescavadeira utilizada na operação e à direita, resíduos acumulados nas margens do Córrego do Bispo
 

As obras de cercamento evitarão futuras ocupações irregulares