Votação para os CADES Regionais será no fim de novembro

População poderá participar em um novo sistema desenvolvido em parceria com a PRODAM

A escolha para os representantes dos CADES Regionais dos próximos dois anos será realizada no fim de novembro pelo voto popular, com data exata a ser divulgada em breve. Como forma de garantir a lisura do pleito, houve o cancelamento da primeira votação em agosto, quando foram detectados problemas técnicos e a instabilidade no servidor utilizado. A PRODAM (Empresa de Tecnologia de Informação e Comunicação do Município de São Paulo) desenvolveu agora em parceria com a área de tecnologia da SVMA um novo sistema para garantir a lisura integral da votação, com a total confiabilidade dos dados.

Esta é a primeira eleição virtual para os CADES Regionais e destaca-se a imensa participação popular no pleito, muito superior a todas as outras edições. Haverá nesta votação novamente plantão presencial nas Subprefeituras, com computador disponível, para quem não tem acesso à internet. Esse plantão de apoio ocorrerá no domingo, último dia da votação.

Ao todo, são 32 CADES Regionais (Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz) - o total de Subprefeituras - e cada subprefeito é o presidente do Conselho em sua região. Em cada um deles, há 32 membros, sendo 16 eleitos agora pela sociedade civil, com oito titulares e oito suplentes e 16 membros indicados pelo poder público, também com oito titulares e oito suplentes. O mandato é de dois anos. Criado em 2007, os CADES Regionais têm como objetivo discutir e formular propostas socioambientais.

Cerca de 600 candidatos se inscreveram para participar das eleições. Eles escreveram uma carta de intenção identificando nome, experiências e propostas ou temas de interesse para discussão nas reuniões do Conselho. Os eleitores e os candidatos cadastrados podem participar normalmente do pleito.

Para votar, basta ter mais de 16 anos e morar na região administrativa da Subprefeitura. O eleitor devidamente cadastrado poderá votar uma única vez em até 3 candidatos.

Papel do Conselheiro eleito pela sociedade civil

O papel do conselheiro eleito é representar a sociedade civil local nas demandas relativas às questões ambientais presentes nas políticas públicas (moradia, uso e ocupação do solo, resíduos sólidos, educação ambiental, entre outras), no âmbito de cada Subprefeitura, dialogando permanentemente com os representantes do Poder Público.

Papel do Conselheiro nomeado pelo Poder Público

O papel do conselheiro do Poder Público é promover a articulação das políticas relacionadas à Secretaria que representa com os temas desenvolvidos durante as reuniões do Conselho. Esse conselheiro fala em nome do Secretário que o indicou, devendo, portanto, manter interlocução permanente com o mesmo.

Em breve serão divulgadas mais informações a respeito do processo de votação e outras informações relevantes.