Futuro Parque Natural Municipal Cabeceiras do Aricanduva tem sua área de implantação sinalizada

Implantação do PNM Cabeceiras do Aricanduva está prevista no Programa de Metas. Ele será a 11ª Unidade de Conservação Municipal e de grande importância como corredor ecológico na zona leste

 

 

 

Foi dado um passo precioso nesta segunda quinzena de agosto, rumo à implantação do Parque Natural Municipal (PNM) Cabeceiras do Aricanduva, na zona leste de São Paulo, através do Projeto Demarca. A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), com o apoio da Guarda Civil Metropolitana, colocou as placas do futuro parque, sinalizando um importante patrimônio ambiental da cidade.

A implantação do PNM Cabeceiras do Aricanduva, está no Programa de Metas da Prefeitura (Meta 63), tem previsão de ser entregue à população dentro da gestão do prefeito Ricardo Nunes, será a 11ª Unidade de Conservação (UC) Municipal, o 7º Parque Natural Municipal e o segundo desta categoria na zona leste.

A área planejada para essa unidade de conservação tem mais de 250 hectares (duas vezes o Parque Ibirapuera), abrangendo territórios nas Subprefeituras de Cidade Tiradentes e de São Mateus. Foram sinalizados 100 mil m² na Cidade Tiradentes, área correspondente ao Núcleo Nascentes I, primeira etapa da implantação do parque natural e que em breve receberá as obras para instalar a unidade de conservação.

O local conta com importantes atributos naturais que serão protegidos e recuperados, especialmente sua rica vegetação remanescente da Mata Atlântica e sua biodiversidade, além das nascentes dos córregos que deságuam no Vale do Rio Aricanduva. O parque, ao proteger os sistemas naturais prestará um importante serviço ambiental para a cidade, tanto no controle das cheias do Rio Aricanduva quanto na preservação dos sistemas naturais de grande importância para o enfrentamento das mudanças climáticas.

É parte de um corredor ecológico de preservação do Bioma Mata Atlântica que permitirá a conexão e intensificará o fluxo gênico de espécies – ou seja, a propagação de vegetais e animais entre o PNM Cabeceiras do Aricanduva com o PNM Fazenda do Carmo, assim como entre os fragmentos existentes no extremo leste e nos municípios adjacentes.

Foram registradas nesse local, 319 espécies de plantas vasculares, sendo 295 angiospermas, 3 gimnospermas e 21 pteridófitas, sendo que 7 delas estão ameaçadas de extinção. Em relação aos animais, há registro de 44 espécies de aves e 1 mamífero (sagui). Destacam-se quatro aves endêmicas da Mata Atlântica, como o tucano-de-bico-verde, o periquito-rico, a choca-da-mata e o tiê-preto, registros estes dos levantamentos preliminares feitos pelas equipes do Herbário Municipal e da Divisão da Fauna Silvestre, ambos de SVMA.
Em 2022, serão iniciados os trabalhos para elaboração do Plano de Manejo, com o levantamento mais detalhado de informações dos meios biótico, físico e socioeconômico.

O Núcleo Nascentes I do PNM Cabeceiras do Aricanduva, em Cidade Tiradentes, contará com um edifício administrativo e de apoio, estacionamento, largo de entrada e espaço destinado à recuperação, preservação e conservação ambiental, além das áreas de recreação e de trilhas.

A comunidade local ganhará um espaço público para atividades de recreação e de contemplação da natureza e o PNM, ao atrair públicos da cidade como um todo, desenvolverá a economia local, com demanda de serviços voltados ao turismo de conservação ambiental.

Será importante a população local participar do Conselho Gestor do PNM, que já deverá ter início em 2022, apoiando o poder público na gestão desse importante espaço público, especialmente na interlocução com os diversos setores que ela melhor conhece, agregando diferentes interesses, muitas das vezes conflitantes com a preservação fazendo com que o PNM seja um indutor de melhoria da qualidade de vida para todos.

As pessoas já podem contribuir com o espaço, observando a demarcação realizada com a instalação das placas e ajudar a coibir ações danosas ao meio ambiente, como depósito de resíduos, caça e ocupação irregular. A GCM deve ser acionada para denúncias, na Inspetoria Aricanduva/Vila Formosa, pelos telefones 2296-8981, 2295-9953 e o plantão 2091-0677.

Mais informações para o Comando Operacional Leste da GCM, no endereço: www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/seguranca_urbana/guarda_civil/enderecos/comando_leste/index.php?p=8608.