PREFEITURA DE SÃO PAULO

Parque Praia de São Paulo completa 12 anos

Espaço na Represa de Guarapiranga possui mais de 130 espécies de aves

26/07/2021 10h41

 

 

Conhecido como Parque Praia de São Paulo ou Praia do Sol, na orla da Represa de Guarapiranga, o espaço completa nesta segunda-feira 12 anos de existência, com muita preservação da biodiversidade e frequentado por muitos visitantes para a atividade física.

De acordo com o administrador Sérgio Coelho, não só os moradores da região de Capela do Socorro usufruem ali, mas também pessoas de todos os lugares da capital e de cidades próximas, como Mauá, Carapicuíba e São Bernardo do Campo - por conta do atrativo principal do Parque ser o acesso à represa. A CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) faz um controle rigoroso da qualidade da água.

O Praia de São Paulo possui pista de caminhada, áreas verdes com plantio de árvores nativas, quadras de areia para a prática de vôlei (uma delas uma arena oficial para competição), playgrounds infantil e de longevidade, ciclovia e sanitários acessíveis. Possui ainda rede wi-fi, equipamentos de ginástica e áreas de circulação acessíveis. O parque é conhecido pelos amantes do futebol e de esportes aquáticos.

Há o registro de mais de 130 espécies de pássaros, inclusive os migratórios que vêm da Patagônia e diversos animais silvestres, como sagui, saruê (espécie de gambá), teiús, iguanas, tartarugas e cobras. Em relação à flora do local, foram catalogadas 62 espécies vasculares, das quais a canela-amarela está ameaçada de extinção. Destacam-se ainda o abacateiro, areca-bambu, capixingui, figueira-benjamin, pitangueira, seafórtia e sibipiruna. Na vegetação aquática há maciços de cataia e gramíneas.