Parque Praia de São Paulo completa 12 anos

Espaço na Represa de Guarapiranga possui mais de 130 espécies de aves

 

 

Conhecido como Parque Praia de São Paulo ou Praia do Sol, na orla da Represa de Guarapiranga, o espaço completa nesta segunda-feira 12 anos de existência, com muita preservação da biodiversidade e frequentado por muitos visitantes para a atividade física.

De acordo com o administrador Sérgio Coelho, não só os moradores da região de Capela do Socorro usufruem ali, mas também pessoas de todos os lugares da capital e de cidades próximas, como Mauá, Carapicuíba e São Bernardo do Campo - por conta do atrativo principal do Parque ser o acesso à represa. A CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) faz um controle rigoroso da qualidade da água.

O Praia de São Paulo possui pista de caminhada, áreas verdes com plantio de árvores nativas, quadras de areia para a prática de vôlei (uma delas uma arena oficial para competição), playgrounds infantil e de longevidade, ciclovia e sanitários acessíveis. Possui ainda rede wi-fi, equipamentos de ginástica e áreas de circulação acessíveis. O parque é conhecido pelos amantes do futebol e de esportes aquáticos.

Há o registro de mais de 130 espécies de pássaros, inclusive os migratórios que vêm da Patagônia e diversos animais silvestres, como sagui, saruê (espécie de gambá), teiús, iguanas, tartarugas e cobras. Em relação à flora do local, foram catalogadas 62 espécies vasculares, das quais a canela-amarela está ameaçada de extinção. Destacam-se ainda o abacateiro, areca-bambu, capixingui, figueira-benjamin, pitangueira, seafórtia e sibipiruna. Na vegetação aquática há maciços de cataia e gramíneas.