Educação ambiental é fundamental para a conservação dos parques de São Paulo

A população que utiliza os equipamentos e participa dos processos da gestão contribui para a melhoria cotidiana do meio ambiente.

A Divisão de Difusão de Projetos em Educação Ambiental (DDPEA) da UMAPAZ tem trabalhado na sensibilização e na percepção das pessoas para questões territoriais e socioambientais visando o pertencimento e a consequente conservação dos parques da cidade de São Paulo.

Há diversos projetos e ações da Divisão nos seus diferentes programas. Dentro do Programa Espaços de Convivência, o Projeto Canteiro Aberto incentiva a participação da sociedade na criação, implantação e gestão dos parques. No Programa Cidadania Sustentável, as oficinas com conselheiros e população para a formulação de planos diretores de parque e as formações com os conselheiros dos parques e dos CADES regionais (Conselhos Municipais do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) trazem a reflexão do papel fundamental que estes importantes representantes da sociedade têm na organização dos parques e no desempenho das suas funções como espaços de educação, de lazer, e de manutenção da saúde. Por fim, os vários projetos de Implantação Participativa de Parques, dentro do Programa Prevenção em Saúde e Meio Ambiente, aproximam a população aos desafios de implantação e gestão dos parques, fomentando a participação da sociedade e o sentimento de pertencimento dos cidadãos nos espaços públicos.

Todos estes projetos de Educação Ambiental contribuem para o fortalecimento e consolidação dos parques como uma importante política pública, essencial para superar os principais desafios socioambientais presentes em uma cidade como São Paulo.

CEA UMAPAZ

A CEA UMAPAZ é a Coordenação de Educação Ambiental e Cultura de Paz, vinculada à Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo. Ela promove, assegura e fomenta a educação ambiental na capital paulista, oferece atividades e cursos com temáticas socioambientais e de cultura de paz.

A Coordenação é formada por cinco equipes: Escola Municipal de Jardinagem, Divisão de Formação em Educação Ambiental e Cultura de Paz, Divisão de Difusão e Projetos em Educação Ambiental, Escola De Agroecologia e Divisão dos Planetários Municipais.

A CEA UMAPAZ oferece cursos e atividades de formação, sensibilização e promove ações de incentivo à participação social e à formulação de políticas públicas. A Coordenação tem atividades para todas as faixas etárias e a DDPEA é a divisão que leva o logo de “UMAPAZ na Cidade”, pois articula e oferece educação ambiental através de projetos descentralizados.