Superlua pode ser observada neste dia 26

Nesta segunda-feira, a Lua vai parecer maior do que o habitual

No fundo escuro, observamos a Lua em formato de uma bola 
A primeira Superlua de 2021 vai ocorrer nesta segunda-feira, dia 26, e poderá ser vista de todo o mundo.

Esse fenômeno se dá quando a Lua se encontra simultaneamente em fase de Lua Cheia e a uma distância da Terra inferior a 110% do perigeu da sua órbita.

Nesse dia, a Lua vai parecer maior do que o habitual, não apenas devido à ocorrência da superlua, mas também porque, estando próxima do horizonte, vê-se mais ampliada, o que é apenas uma ilusão de óptica.

A diretora do Planetário do Carmo, Mirian Castejon Molina, comenta sobre esse fenômeno. “ A Lua, além de estar em sua fase cheia, estará mais próxima da Terra. Isso porque a órbita que a Lua faz ao redor do nosso planeta não é perfeitamente circular e, por isso, têm momentos em que ela está mais próxima ou mais distante de nós. Chamamos de perigeu esse ponto na órbita em que a Lua está nessa posição mais próxima. Mas ao contrário do que o próprio nome diz, essa super Lua não ficará tão maior do que estamos acostumados e sim, apenas levemente maior".

Em maio deste ano, o fenômeno ocorrerá novamente, em conjunto com um eclipse total da super lua será registrado em 26 de maio, visível em apenas alguns lugares da terra.