PREFEITURA DE SÃO PAULO

CEA/UMAPAZ disponibiliza arquivo de memórias e histórias da Educação Ambiental no município

Conteúdo está disponível na Biblioteca Sapucaia, da UMAPAZ

02/03/2021 14h58

 Uma placa em círculo azul escuro redondo pregado na parede com dizeres escritos em branco: educação ambiental na zona leste

Em comemoração aos 15 anos da UMAPAZ, a partir deste mês de fevereiro, o projeto: "Arquivo de Memórias: Centros de Educação Ambiental (CEAs) dos Parques Previdência e do Carmo" vai estar disponível para consulta e pesquisa na Biblioteca Sapucaia.

O projeto, que permite investigações sobre aspectos da história da Educação Ambiental, foi realizado no último semestre do ano passado, com uma série de entrevistas com antigos educadores ambientais, que participaram dos primeiros Centros de Educação Ambiental públicos na cidade.

O projeto faz parte de um conjunto de atividades e ações que visam valorizar o patrimônio socioambiental e cultural da cidade de São Paulo e que estão incluídas no Programa "Inventário da Memória Socioambiental da Cidade de São Paulo", realizado pela Divisão de Difusão e Projetos em Educação Ambiental (DDPEA) da Coordenação de Educação Ambiental Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz (CEA UMAPAZ).

Os primeiros Centros de Educação Ambiental ficavam localizados nos parques Previdência, na zona oeste, e do Carmo, na zona leste, e tiveram suas atividades iniciadas na segunda metade dos anos 1980. "Do mesmo modo em que hoje existe uma saturação de informações, também existe uma saturação de esquecimentos. Esse programa mostra a potência da história e da memória enquanto instrumentos de educação ambiental”, explicou Fernanda Luchiari, diretora da Divisão de Difusão e Projetos em Educação Ambiental.

Como o testemunho desses educadores é parte fundamental das histórias e das memórias da educação ambiental paulistana, os registros dessas entrevistas foram arquivados na Biblioteca Sapucaia da CEA UMAPAZ e passam a estar disponíveis para o acesso público de pesquisadores e demais interessados nos temas socioambientais.

“Além de promover a valorização do trabalho realizado por antigos servidores públicos, o projeto permite que se crie uma memória institucional que revitalize atividades exitosas e que impulsione novas políticas públicas alimentadas por boas práticas do passado", ressaltou Conrado Vivacqua, coordenador de projetos da DDPEA.

Em colaboração com o Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, foram instaladas duas placas referentes aos CEAs nos parques Previdência e do Carmo incluídas no "Inventário da Memória Paulistana" do DPH. O "Inventário da Memória Paulistana" é um instrumento que pretende salvaguardar histórias representativas da cidade de São Paulo, através de levantamentos divulgados no GeoSampa, e por meio de placas azuis afixadas em locais marcados por essas histórias e memórias.