Planetário do Parque do Carmo homenageia mês das mulheres com palestras

Planetário divulga calendário com as principais datas astronômicas de março

Construção nas cores branca e bege em forma arredondada com observatório; ao lado folhagens verdes

O Planetário do Parque do Carmo, em homenagem ao mês das mulheres, que acontece em março, vai realizar uma série de lives, sempre às 19h, no link do canal Make Science BR no YouTube. 

A estreia acontece no dia 04/03, com o tema: "Astronomia e Paleontologia: Marte Escava!". A convidada Lucy Gomes de Souza, doutora em zoologia com enfoque em Paleontologia pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ajudará a entender um pouco mais da paleontologia e como é o estudo e procura vestígios de vida. Ela falará sobre a Ciência e sua relação com a sociedade e o impacto disso nas minorias sociais.

No dia 11/03, Sandra Kaffkam, mestre pela ECA-USP em Poéticas Visuais, especialista em Mídias Interativas pelo Senac e doutoranda na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, em Artes Visuais, falará sobre: "Convergências: arte ciência e tecnologia". Como a arte pode ser inserida no contexto da divulgação científica, levando mensagens de forma agradável e marcante ao público. Em seu trabalho artístico, são usados vários recursos tecnológicos interessantes, trazendo temas científicos para discussão.

No dia 18/03, o tema será: DNA, Bactérias, Planetas Habitáveis…. Como assim? A convidada será Angélica Bianchini Sanchez, doutora em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade de São Paulo com ênfase em genômica comparativa e no desenvolvimento de métodos analíticos (HPLC-MS/MS) para análise de biomoléculas e metabólitos microbianos de interesse biotecnológico e ambiental.

Como a diferença entre as composições atmosféricas dos planetas impacta o DNA? Como usar bactérias para viabilizar o solo de outros planetas? Venham conosco nessa conversa lúdica bioquímica e suas biomoléculas!

Já no dia 25/03, o tema abordado vai ser: "Viaje pelo Tempo! O conceito de tempo no Ensino de Física", que será feita pela professora Fernanda Cavaliere. Ela é a nossa capitã nessa viagem pelas teorizações da humanidade sobre o aparente caminho dos astros celestes. Vamos embarcar?

Fernanda Cavaliere Ribeiro Sodré, doutora na área Ensino de Física, com ênfase no conceito de Tempo no Ensino. Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo. Possui graduação em Licenciatura em Física pelo Instituto de Física.

Veja o calendário com as principais datas astronômicas deste mês

05/03 - Lua Minguante

9 e 10/03 - Conjunção entre Mercúrio, Júpiter e Saturno e a Lua: poderá ser visto à leste um pouco antes do amanhecer

11/03 - Conjunção entre Lua, Mercúrio, Júpiter e Saturno: poderá ser visto à leste um pouco antes do amanhecer

13/03- Lua Nova: essa é a melhor fase para se observar objetos mais fracos, como galáxias, pois a luz da Lua não interfere

20/03- Equinócio de outono: início do outono no Hemisfério Sul. O Sol iluminará os dois hemisférios de forma igual, resultando em dias e noites com mesma duração

21/03- Lua crescente

28/03 - Lua Cheia

Construção nas cores branca e bege em forma arredondada com observatório; ao lado folhagens verdes

Dias:
04.03.2021
Tema: Astronomia e Paleontologia: Marte Escava!
Palestrante: Lucy Gomes de Souza

11.03.2021
Tema: Convergências: arte ciência e tecnologia
Palestrante: Sandra Kaffka

18.03.2021
Tema: DNA, Bactérias, Planetas Habitáveis…. Como assim?
Palestrante: Angélica Bianchini Sanchez

25.03.2021
Tema: Viaje pelo Tempo! O conceito de tempo no Ensino de Física
Palestrante: Fernanda Cavaliere Ribeiro Sodré

SERVIÇO
Lives no Planetário do Parque do Carmo
Endereço: R. John Speers, 137 - Itaquera
Horário: 19h
Link: canal Make Science BR no YouTube