Covid-19 deixa planeta menos acelerado

Quarentena ocasiona drástica transformação na rotina dos cidadãos

No fundo marrom claro, tem desenho de pessoas em casa

O mundo percebe a extrema gravidade do novo Coronavírus e a necessidade de reagir com rapidez, implementando medidas para mitigar a sua disseminação. As cidades decretam situação de emergência e políticas de prevenção são adotadas com urgência. 


Em muitos países foi recomendado o isolamento social (redução do contato entre pessoas), cuidados ao espirrar e tossir, assepsia constante das mãos (com água e sabão ou álcool 70% em gel), uso de máscaras e a restrição compulsória de atividades e serviços não essenciais, bem como a adoção de protocolos médicos e sanitários que a situação exige.

Esse afastamento social e do trabalho, popularmente conhecido por quarentena, ocasionou uma drástica transformação na rotina dos cidadãos, levando à diminuição de circulação de veículos automotores, a contenção de voos comerciais, além da redução de diversas atividades industriais e comerciais.

A pressa em preservar a vida humana diminui o ritmo dos cidadãos planetários, o que, por sua vez, gera um impacto para o meio ambiente: a queda dos níveis de poluição do ar e da água em algumas regiões do mundo. O planeta desacelera.

Veja o artigo completo.