Cometa SWAN ficará mais próximo da Terra

Denominado C/2020 F8 SWAN, o cometa foi descoberto em 25 de março de 2020

O cometa C/2020 F8  SWAN, descoberto em 25 de março de 2020,  está no período de observação. Até o dia 9 de maio será mais fácil visualizá-lo. Nos dias seguintes a previsão é de que se aproxime ainda mais da Terra. Dessa forma estará mais próximo do horizonte, dificultando a visualização.

O astro atingirá o ápice no dia 12 de maio, chegando mais perto do que o próprio Sol. A distância do Sol até a Terra é de aproximadamente 150 milhões de quilômetros, enquanto o cometa chegará a 85 milhões de quilômetros de distância de nosso planeta.

O C/2020 F8 SWAN foi descoberto através da sonda SOHO, por Michael Mantiago. A sonda tem uma câmera e o objetivo é investigar a coroa e o vento solar, o que torna esses achados comuns.

O SWAN tem uma cauda com milhões ou centenas de milhões de quilômetros e junto com o coma (que fica ao redor da cabeça do cometa) refletem a luz solar. Isso faz com que se torne um grande e brilhante astro, facilitando a observação.

“Para ver o SWAN, é necessário estar em um local bem escuro, porque o astro tem pouca luminosidade em volta dele.” afirma João Eduardo Fonseca, diretor dos planetários dos Parques do  Ibirapuera e do Carmo. Ele diz também que o horário ideal de observação será no final da madrugada um pouco antes do nascer do Sol. Além disso, o astro estará no horizonte leste, e é necessário que não tenha nenhum obstáculo nessa direção.