Prevenção contra pragas e doenças em plantas

Saiba cuidar de suas plantas

Uma folha verde grande com flores pequenas amarelas

Na jardinagem, a questão sobre pragas e doenças tem uma importância muito grande e ações voltadas para a prevenção visam diminuir o risco do estabelecimento desses seres vivos nas plantas e consequente prejuízo.

Questão relevante na prevenção é o conhecimento das características do meio exigidas para uma determinada espécie. Sabemos que existe uma grande diversidade de plantas, adaptadas a diferentes condições de meio ambiente. Sendo assim, é necessário saber quais são as características ambientais que as favorecem especificamente. Por exemplo, imagine uma planta que evoluiu adaptada a ambientes sombreados e que esteja num vaso. Colocá-la a pleno sol a enfraqueceria, com risco de surgimento e desenvolvimento de pragas e doenças, podendo levá-la a morte. Outro exemplo, uma planta num vaso que evoluiu adaptada a ambientes de pouca umidade e cultivada com regas excessivas. Apesar do “poder” de adaptação, mudanças radicais de ambiente podem levar as plantas ao declínio. 

Portanto, conhecer a planta que se vai cultivar é uma das bases da prevenção. Fatores como luminosidade, umidade, temperatura, características do substrato (por exemplo, nutrição), dentre outros, quando não adequados para a planta que está sendo cultivada, aumenta o risco de surgimento de pragas e doenças. Nesse sentido, devemos atentar para as adubações, regas, incidência de luz, etc. 

Para adquirirmos conhecimento sobre determinada planta, podemos recorrer a bibliografia especializada, sites especializados ou mesmo consultar pessoas que conheçam a espécie (por exemplo, viveiristas e jardineiros). Por fim, com o passar do tempo, aprendemos a cultivar nossas plantas. É a experiência que se vai adquirindo.


*Colaboração: Umapaz