Dia Mundial da Terra propõe reflexão

Em 22 de abril de 1970, o protesto do senador norte-americano Gaylord Nelson transformou o conceito de manifestações ambientais

A foto mostra o mundo com muitas luz branca escrito Dia da Terra

O desastre ocorrido em 1969 em uma plataforma de petróleo na Califórnia (EUA) não apenas contaminou o Pacífico com 15,9 milhões de litros de petróleo, como conseguiu reunir mais de um bilhão de pessoas, em protesto realizado no ano seguinte. Era o dia 22 de abril de 1970 e a data passou a ser lembrada por ser o primeiro grande manifesto em defesa da Natureza. Em 2009, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu, em 2009, o Dia Mundial da Terra.

Infelizmente, muitos outros crimes ambientais têm sido cometidos contra o planeta. Nas cidades mineiras e Mariana (2015) e Brumadinho (2019), o saldo do rompimento de duas barragens deixa mais de 300 mortes, milhares de desabrigados e um prejuízo ambiental sem precedentes.

Na capital paulista, a Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), responsável pela educação ambiental da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), norteia suas ações pela Carta da Terra, declaração idealizada em 1995 em Haia, na Holanda, após movimento iniciado durante a “Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento” – Rio 92.  

A Carta da Terra declara os princípios fundamentais para a construção de uma sociedade global no século 21, que seja justa, sustentável e pacífica, a partir de 16 princípios éticos. Ela se baseia, por seu lado, na Agenda 21, documento assinado durante a Rio 92, e pode ser definida como “instrumento de planejamento participativo visando o desenvolvimento sustentável”. Conheça o PDF desse importante documento: a Carta da Terra.