SVMA reedita o programa Empresa Amiga do Parque

Objetivo é obter parcerias para fomentar melhorias urbanas, ambientais e paisagísticas em 87 parques municipais

Com o nome EMPRESA AMIGA DO PARQUE, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) renovou por mais um ano um programa que objetiva facilitar as parcerias entre empresas ou pessoas físicas e parques municipais. Ele se baseia em quatro Editais de Chamamento Público que definem quais parques municipais podem ser beneficiados com a medida. A Comissão de Parcerias da (SVMA) coordena o processo, no qual podem aderir empresas e pessoas físicas ligadas ao espaço de seu bairro.

O programa contempla 87 unidades, que podem receber diversas melhorias nas modalidades de doações e comodatos de bens móveis e serviços, além da celebração de termos de cooperação para a manutenção de melhorias urbanas, ambientais e paisagísticas junto à Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. O interessado em participar pode vincular a benfeitoria à sua marca (quando for o caso), desde que não infrinja restrições legais, como as que protegem a paisagem urbana (Lei da Cidade Limpa).

Os bens e serviços a serem recebidos pela Pasta serão formalizados por meio de processo eletrônico: o interessado preenche uma ficha de inscrição, proposta de doação informando o documento fiscal dos bens ofertados, a análise do parque em questão, a análise jurídica do órgão e certificação das publicações do despacho e do extrato do referido termo do Diário Oficial da Cidade. Na ausência de documento fiscal de origem, o interessado pode assinar declaração onde declare ser o proprietário legítimo do bem a ser doado, descrevendo-o e indicando um valor estimado de mercado.

Os parques contemplados, na região centro-oeste, são: Jardim da Luz; Aclimação; Trianon; Independência; Buenos Aires; CEMUCAM; Alfredo Volpi; Piqueri; Vila dos Remédios; Previdência; Raposo Tavares; Luiz Carlos Prestes; Colinas de São Francisco; Parque do Povo; Zilda Natel; Linear Sapé; Casa Modernista; Juliana de Carvalho Torres; Prefeito Mario Covas; Vila Leopoldina – Orlando Villas-Bôas; Benemérito José Brás; e Tatuapé.

Na região leste, estão incluídos os parques do Carmo; Chico Mendes; Raul Seixas; Santa Amélia; Chácara das Flores; Linear Tiquatira; Ermelino Matarazzo; Linear Ipiranguinha; Vila Prudente – Lydia Natalizio Diogo; Linear Rapadura; Linear Itaim; Linear Água Vermelha; Linear Aricanduva; Vila do Rodeio; Linear Guaratiba, Vila Sílvia; Linear Consciência Negra; Jardim Sapopemba; Linear da Integração Zilda Arns; Ciência; Águas; Linear Mongaguá; Central do Itaim; Linear Rio Verde; Nebulosas; Guabirobeira – Mombaça, Jardim da Conquista; Linear Ribeirão oratório; e Aterro Sapopemba.

Na região norte, a iniciativa contempla os parques Anhanguera; São Domingos; Rodrigo de Gásperi; Lions Clube Tucuruvi; Vila Guilherme; Trote; Cidade de Toronto; Sena; Pinheirinho D’Água; Linear Canivete; e Senhor do Vale.
Já na região sul, participam do programa os parques Guarapiranga; Nabuco; Lina e Paulo Raia; Severo Gomes; Santo Dias; Burle Marx; Cordeiro; Linear Parelheiros; São José; Castelo Dutra; Nove de Julho; Shangrilá; Jardim Herculano; Guanhembu; Praia de São Paulo; M’Boi Mirim; Barragem de Guarapiranga; Ribeirão Caulim; Ribeirão Cocaia; Linear Invernada; Cantinho do Céu; Sete Campos; Jardim Prainha; Linear Feitiço da Vila; e Clube do Chuvisco.


Benefícios
Estão listados como bens, direitos e serviços aceitos pelos três editais desde mobiliário urbano, como bancos, mesas, lixeiras, paraciclos, bebedouros e outros), a equipamentos de ginástica para a Terceira Idade, brinquedos para playground e materiais diversos para sistemas elétrico, hidráulico e sanitários. São aceitos ainda equipamentos, bens de consumo e móveis em geral, além de serviços de paisagismo, reformas (em edificações e em equipamentos) e manutenção (civil e manejo/jardinagem).

O edital ainda contempla intervenções em microdrenagem (jardim de chuva, biovaletas etc), sistema de tratamento de efluentes, sistema de captação de energia solar, captação e reutilização de águas pluviais e serviços de análise em exemplares arbóreos. Outro nicho explorado prevê o fornecimento de plataforma de engajamento social, plataformas de educação voltadas ao meio ambiente; serviços de consultoria de planejamento estratégico, serviços de design gráfico (como projeto e implantação da comunicação visual); serviços de consultoria; e pesquisas para desenvolvimento tecnológico.