Sábado é o Dia Internacional das Florestas

A data chama a atenção para a importância da conservação dos ecossistemas.

Fotografia tirada de baixo para cima de algumas árvores, com foco nos troncos.

 As florestas tem uma importância indiscutível para a manutenção da vida terrestre, por essa razão, em 1971, elas ganharam uma data própria no calendário. Desde então, no dia 21 de março comemora-se o Dia Internacional das Florestas. O objetivo dessa data é chamar atenção para a importância da conservação de todas as espécies, biomas e ecossistemas.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), as florestas cobrem um terço de toda a área de terra e abrigam 80% da biodiversidade terrestre. Seus benefícios vão além do aumento da qualidade do ar, pois as florestas são habitat de imensa diversidade biológica, promovem a estabilidade do clima, além de serem fontes de água e alimentos.

O Brasil possui diferentes biomas ao longo de todo o território, cada qual com suas particularidades, e é o segundo país com a maior extensão florestal do planeta. Ele tem 516 milhões de hectares de florestas naturais e plantadas, o que equivale a 60,7% do território nacional, de acordo com dados do Serviço Florestal Brasileiro (SFB).

Em São Paulo, as Unidades de Conservação (UC), como Parques Naturais e Áreas de Proteção Ambiental (APA) geridas pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) cumprem o papel de proteção dos ecossistemas. De acordo com os dados publicados no Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica do Município de São Paulo - PMMA, apesar do intenso processo de urbanização, parte significativa do território municipal (27%) é protegida por Unidades de Conservação de Proteção Integral e Uso Sustentável municipais, estaduais e uma de uso sustentável federal, onde são encontradas nascentes, rios e importantes remanescentes de Mata Atlântica, essenciais para a manutenção das espécies vegetais e animais.

A data serve de alerta para o impacto das atividades ilegais, como desmatamento, tráfico de animais silvestres, pesca, mineração e poluição, ameaçando o equilíbrio do conjunto, sendo responsáveis até pela extinção das espécies.

Neste momento, ainda é importante destacar que os ecossistemas urbanos, as chamadas "florestas urbanas", contribuem significativamente para a qualidade de vida das pessoas, prevenindo a incidência de doenças e na regulação do clima.

Fonte: ONU e WWF Brasil e MMA, SVMA (PMMA).