Dia Mundial da Água é festejado neste domingo

Recurso natural é essencial na vida do ser humano

Fotografia de uma queda d'água. No canto inferior direito, os dizeres "Dia da Água".

A água é essencial na vida de qualquer ser humano e, devido a sua grande importância, o dia 22 de março foi instituído como o Dia Mundial da Água, em Assembleia Geral da ONU em 1993. Esse dia tem como objetivo colocar em discussões assuntos importantes relacionados com esse recurso natural. É uma data para refletirmos à respeito da importância de preservar os recursos hídricos.

Cuidar das fontes de água é fundamental para a nossa sobrevivência. Cerca de 70% da superfície do planeta é coberto por água e somente 2,6% desse volume correspondem a água doce. O Brasil detém 12% de toda a água doce mundial (a maior parte concentrada na região norte), e apenas 7% dos brasileiros têm acesso a água fresca potável.

A água faz parte da formação do corpo dos organismos e, por ser considerada um solvente universal, é fundamental para a realização de diversas reações químicas. Ela regula a temperatura do corpo, faz parte do suor, que apresenta papel importante no resfriamento do corpo.

Esse recurso natural serve também para eliminar substâncias para fora do corpo, como a composição da urina, que garante a eliminação de substâncias tóxicas ou que estão em excesso em nosso corpo.

A água está presente nos líquidos encontrados entre as articulações e participa diretamente na proteção dos nossos ossos contra o atrito. Ela também garante a proteção do feto, uma vez que faz parte da composição do líquido amniótico.
Em razão de sua importância, recomenda-se a ingestão de cerca de dois litros de água por dia para que o organismo continue funcionando perfeitamente. Vale destacar que essa é uma recomendação geral e que fatores como idade, sexo, peso, estação do ano e prática de atividades físicas podem afetar a quantidade necessária de água para o organismo.

A água faz parte do patrimônio do planeta, o equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação desse recurso natural e de seus ciclos.