Como a tecnologia pode ser usada para reverter as mudanças climáticas?

As técnicas audaciosas da geoengenharia climática tentam trazer respostas para esse dilema

 

Cientistas do mundo inteiro estudam formas de manipular o clima através do uso de tecnologias avançadas. Essa área de estudo é chamada de geoengenharia climática. Entre os mecanismos usados estão, por exemplo, capturar o CO? da atmosfera e armazená-lo de forma subterrânea. Existe também a tentativa de enviar para-sóis ou até mesmo espelhos gigantes, para refletir a luz solar de volta para o espaço.

A geoengenharia climática é dividida em duas áreas de estudo: a solar e a do carbono. Na primeira, as técnicas elaboradas têm a intenção de refletir uma pequena parte da luz solar que chega à Terra de volta ao espaço e, desta forma, diminuir a elevação da temperatura terrestre. Já a segunda estuda técnicas de remover o gás carbônico da atmosfera.

No entanto, alguns cientistas alertam que essas medidas têm eficácia pouco comprovada. Segundo artigo publicado na revista Nature, essas intervenções afetariam com mais intensidade os países em desenvolvimento. Os cientistas alegam que essas pesquisas são desenvolvidas apenas em países mais ricos, deixando de lado os países em desenvolvimento.

É importante enfatizar que a aplicação de técnicas de geoengenharia climática não substitui investimentos na mitigação das emissões de carbono para deter o efeito estufa, sendo apenas alternativas complementares.

Fonte: BBC Brasil