Parque Nascentes do Ribeirão Colônia é entregue pela prefeitura

O primeiro parque urbano de Parelheiros tem 110.685,40 m²

Conhecida por sua vocação agrícola, a região de Parelheiros ganhou neste domingo, dia 2 de fevereiro, o seu primeiro parque urbano: o Parque Nascentes do Ribeirão Colônia, que está localizado entre os bairros de Parelheiros e da Colônia, no extremo sul da capital paulista. 

Rodrigo Ravena, chefe de Gabinete da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), falou com muito entusiasmo na inauguração. “É um orgulho e um sonho para a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente inaugurar o primeiro parque urbano de Parelheiros. A área do parque será destinada a Escola de Agroecologia e ao Espaço Teia. O parque não é da SVMA, mas sim de todos. Vamos ajudar a cuidar do que é nosso”, destacou.

Além de Ravena, estiveram presentes várias autoridades: Aline Cardoso, secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e trabalho; José Amaral Wagner Neto, secretário-adjunto do Desenvolvimento Urbano e coordenador do “Ligue os Pontos”; Marco Antônio Furchi, subprefeito de Parelheiros e presidente do Sebrae SP; Paulo Marcelo Tavares Ribeiro, diretor de Projetos da Ade Sampa.

A área do Parque Nascentes do Ribeirão Colônia tem 110.685,40 m², antigamente era um clube de funcionários, que após várias tratativas foi passada à municipalidade. Também serão promovidas atividades de agroecologia, em parceria com o projeto Ligue os Pontos (SDMU), Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz – UMAPAZ (SVMA), Fundatec e Ade Sampa, que fomentarão ações ligadas à sustentabilidade e à produção rural. A sua obra de implantação, considerada 1ª fase, foi iniciada no final de 2018, e aconteceu durante o primeiro semestre de 2019.

O local conta com equipamentos característicos de um parque urbano, com opções para a prática de esportes e para o lazer. Além disso, incorpora recursos que valorizam as belezas naturais à volta, como a contemplação de seus lagos.
As atividades de agroecologia fazem parte de uma rede em parceria com o projeto Ligue os Pontos, UMAPAZ e Fundatec que fomentarão ações ligadas à sustentabilidade e à produção rural.


Agronegócios
Para apoiar a agricultura orgânica familiar, que reúne mais de 350 propriedades rurais nessa região, o parque oferecerá uma plataforma física – parte do programa TEIA. Trata-se de um espaço gratuito de trabalho colaborativo, organizado pela Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento.
Essa unidade procurará potencializar os empreendedores, produtores agrícolas, distribuidores e consumidores de alimentos da região. A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

SERVIÇO
Parque Nascentes do Ribeirão Colônia
Funcionamento: de segunda a domingo
Horário: das 7h às 18h
Endereço: Estrada da Colônia, 2.500


Teia Parelheiros
Funcionamento: segunda a sexta
Horário: das 8h às 17h