Como as mudanças climáticas irão nos afetar?

O futuro global ainda é incerto quando falamos sobre mudanças climáticas

No canto esquerdo da imagem existe um recorte com o fundo degradê de azul e verde. Nesse recorte encontra-se a presentação de duas nuvens brancas, uma com um raio e chuva e a outra, também com chuva e sol. Junto dessas duas figuras econtra-se a representação de um sol na cor branca. O lado direito da imagem tem fundo branco, e centralizado no meio enocontra-se a frase " Mudanças Climáticas: Como as mudanças climáticas irão nos afetar" na cor azul.

Que as mudanças climáticas estão ocasionando uma série de acontecimentos negativos, já não é novidade para ninguém. Mas será que compreendemos realmente a gravidade da situação em que vivemos?
Ainda é difícil estimar o tamanho do impacto do aquecimento global. O que se sabe até o momento é que essas mudanças podem levar à falta de água doce, uma drástica mudança na capacidade global de produzir alimentos, além do aumento de mortes por inundações, tempestades, ondas de calor e seca.
Segundo os relatórios do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), está previsto um aumento na frequência de eventos climáticos extremos, como inundações, intensificação das tempestades e longos períodos de estiagem.
Os países mais pobres serão os mais prejudicados. Isso porque estão menos preparados e equipados para lidar com esse tipo de mudança e sofreram mais com as grandes transformações. Os cientistas preveem a intensificação de extremos, como um aumento geral nas chuvas, por um lado, e um risco maior de seca em regiões afastadas do litoral.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta sobre o avanço de doenças transmitidas pela água, desnutrição e malária. Estima-se também que uma série de espécies de animais e plantas sejam extintas, incapazes de se adaptar às mudanças de seu habitat.