Prefeitura usará scanner para avaliação de árvores no Ipiranga

Projeto-piloto viabilizado pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) será realizado nesta quarta-feira (29).

As árvores plantadas ao longo dos 2 km da Rua Ribeiro Lacerda, no bairro do Ipiranga, serão cenário de um estudo inovador na capital paulista: o escaneamento das árvores para obtenção de dados dendométricos, ou seja, a ferramenta disponibilizará as medidas dos troncos, das alturas das árvores, da distância do lote entre outros. Essas medidas são importantes para somar no diagnóstico quanto a necessidade de manejo (poda ou remoção). Por meio deste projeto-piloto fornecido por doação à Divisão de Arborização Urbana (DAU) da SVMA, receberá dados para a catalogação dos indivíduos arbóreos por um equipamento de scanner que circula na via, registrando imagens em 360º .

O projeto-piloto atende aos procedimentos exigidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e será aplicado nesta quarta-feira, dia 29 de janeiro, às 9h30 pela empresa Metro Cúbico Engenharia, detentora do equipamento e da tecnologia Laser Scanner Móvel (Mobile Mapping System, da sigla em inglês MMS). O objetivo da doação, segundo a empresa, é apresentar uma alternativa tecnológica de última geração para o cadastramento de árvores, que consiste em obter todas as suas medidas. Hoje, esse serviço é feito manualmente pelos técnicos da Prefeitura.
Mapeamento móvel

O mapeamento móvel é realizado por um equipamento de scanner acoplado a um veículo, que circula em velocidade média pela via (portanto, sem interferir no tráfego local), enquanto irradia cerca de um milhão de pontos por segundo. Desta forma, obtém nuvens de pontos de alta densidade em curto espaço de tempo – como em uma imagem em 3D. A divisão de Arborização Urbana terá imagens em fotos de registro 360º, georreferenciamento das árvores, além dos dados dendométricos que serão utilizados para o inventário arbóreo.

“Esta será uma oportunidade de não apenas refinar os dados, mas principalmente agilizar a catalogação dos indivíduos arbóreos da cidade”, afirma o secretário Eduardo de Castro. Segundo ele, parcerias como esta permitem que a cidade descubra novos processos e serviços, atualizando-se no aspecto tecnológico e permitindo que os serviços ao munícipe também sejam aprimorados”.

SERVIÇO
Scanner em árvores do Ipiranga
Data: 29 de janeiro de 2020
Horário: 9h30
Local: Rua Ribeiro Lacerda esquina com Rua Divinópolis, no bairro do Ipiranga