Praça Victor Civita receberá revitalização e centro de inovação em tecnologias verdes

O projeto tenta trazer para praça atividades de lazer

Fachada do prédio do antigo incinerador, que é feito de tijolinhos marrons. Na frente do prédio existe um pequeno laguinho articifial com bastante mato. E uma placa com o nome da praça.

Foi apresentado, na última sexta-feira, dia 24 de janeiro, o projeto de revitalização e implantação do Hub Green Sampa na Praça Victor Civita. A iniciativa é uma proposta da Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA), em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET).

Além da apresentação do projeto, durante o evento foi assinado o acordo de cooperação entre a SVMA e o Instituto Idemas, que ficará responsável por administrar as áreas comuns da praça, incluindo a implementação de programas culturais, ambientais, esportivos, sociais, lazer e de recreação no local.

A praça, que fica na região de Pinheiros, servirá de casa para o Hub Green Sampa, um Centro de Inovação e Negócios Verdes, representado pela Ade Sampa. “O Green Sampa é uma política de indução de negócios ambientais. A ideia é que aqui seja um ponto de encontro entre os atores desse sistema” explica Aline Cardoso, Secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

Rodrigo Ravena, Chefe de Gabinete da Secretaria do Verde e Meio Ambiente comenta sobre a importância desse projeto “Esse é um modelo que podemos replicar em outros espaços públicos. É sempre bom lembrar que São Paulo tem 107 parques e 48% do território do município é de cobertura vegetal. Para que isso continue existindo a gente precisa de modelos de sustentabilidade como esse”.

Ravena ainda ressalta os benefícios da inclusão da iniciativa privada na administração pública “Não estamos transformando espaço públicos em privados, só tentando melhorá-los para a população” e completa “O princípio continua o mesmo, o parque continua aberto e é de todos.”

Pricila Atienza, a presidente do Idemas, explicou que a intenção do instituto é implementar conceitos de sustentabilidade ambiental “Por meio desse acordo de cooperação, nós assumimos o compromisso de realizar esse trabalho em conjunto, comprometidos com o desenvolvimento sustentável. ” 

SERVIÇO
Praça Victor Civita:
Endereço: Rua do Sumidouro, 580, Pinheiros

Fotografia da Secretária de desenvolvimento econômico e trabalho, Aline Cardoso, ao lado do chefe de gabinete da secretaria do verde e meio ambiente Rodrigo Ravena. Ambos estão sentados.