Quanto as temperaturas irão subir?

O cenário atual está tornando a tarefa de cumprir o Acordo de Paris cada vez mais difícil

No canto esquerdo da imagem existe um recorte com o fundo degradê de vermelho para rosa. Nesse recorte encontra-se a presentação de duas nuvens brancas, uma com um raio e chuva e a outra, também com chuva e sol. Junto dessas duas figuras econtra-se a representação de um sol na cor branca. O lado direito da imagem tem fundo branco, e centralizado no meio enocntra-se a frase " Mudanças Climáticas: Quanto as temperaturas irão subir?" na cor rosa. 

Os cientistas climáticos já alertaram, o próximo ano é o prazo-limite para as emissões de gases do efeito estufa começarem a cair. O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) previu diversos cenários e, em sua maioria, tudo indica que a temperatura na superfície terrestre deva subir mais de 1,5ºC até o fim do século 21.

Esse cenário, considerado menos dramático, já é praticamente inviável, pois requer um corte na emissão de gases de aproximadamente 50% em dez anos, além do emprego maciço de tecnologias capazes de absorver o CO2 até a segunda metade do século. Os cientistas afirmam que levariam décadas para retirar da atmosfera os gases que agravam o efeito estufa.

A Organização Meteorológica Mundial afirma que, seguindo a tendência atual de aquecimento, as temperaturas podem subir de 3°C a 5°C até o final do século, um cenário considerado muito perigoso. Exceder a marca proposta pelo Acordo de Paris, de 1,5°C, pode levar a um aumento global de 40% em chuvas torrenciais e mais de 25% de aumento no nível do mar.

Fonte: BBC Brasil