O que é o efeito estufa?

Um dos principais causadores do aquecimento global bateu recordes globais nos últimos anos

Imagem com recorte degradê de amarelo e laranja no canto esquerdo. Nesse recorte encontra-se representações de duas nuvens de contorno branco, na nuvem superior sai chuva e tem um raio em seu topo, na outra na parte inferior também cai chuva, mas existe um sol em sua parte superior. Do lado direito da nuvem encontra-se a representação de um sol. O lado direito da imagem tem fundo branco, e em seu centro encontra-se a frase "Mudanças Climáticas: O que é efeito estufa?". No centro inferior encontra-se o logo da secretaria do verde e meio ambiente.

O efeito estufa é um fenômeno relacionado ao jeito que a atmosfera do nosso Planeta retém a energia solar. Essa energia é refletida na superfície da Terra em direção ao espaço, é absorvida pelos gases de efeito estufa (GEE) e é redirecionada em outras direções. Sem esse processo, a temperatura da Terra seria cerca de 30°C mais fria, tornando-a inóspita. Essa ação faz com que tanto as zonas mais baixas da atmosfera, quanto a superfície terrestre, sejam aquecidas.
Segundo os cientistas, a atividade humana está acrescentando, ao efeito estufa natural, gases que levam a uma maior retenção de energia solar. Eles são resultantes da indústria e da agricultura, e fazem com que a temperatura do planeta aumente cada vez mais – isso é chamado hoje de aquecimento global. O gás carbônico (CO2, por exemplo) persiste por um longo tempo na atmosfera; calcula-se que levariam séculos para que fosse possível retornar aos níveis pré-industriais.
A maioria das emissões humanas de poluentes, como o gás carbônico, é originária da queima de combustíveis fósseis, como petróleo e carvão natural. O crescimento desenfreado da produção agrícola e do desmatamento está intensificando ainda mais a emissão desses gases. Quando as florestas, que são capazes de absorver o CO2, são derrubadas ou queimadas, o carbono que estava ali aprisionado volta para a atmosfera.
Outros gases contribuem para o efeito estufa, como o metano; eles também são emitidos por meio de atividade humana, como a criação de gado ruminante, mas a concentração desses outros gases é pequena, em comparação ao CO2. Desde o início da revolução industrial, os níveis de CO2 aumentaram mais de 30% e os de metano, mais de 140%. A concentração de dióxido de carbono é a maior registrada na história.

Fonte: BBC Brasil