Parque Aterro Sapopemba recebe 150 mudas de árvores

O plantio realizado homenageia os 150 anos do nascimento de Mahatma Gandhi.

Fotografia de pessoas em pé, e algumas segurando um cartaz sobre os 150 anos de Mahatma Gandhi.

Todos conhecem o nome de Mahatma Gandhi. Ele foi o grande responsável pelo processo de independência da Índia do Reino Unido e inspirou diversos movimentos pelos direitos civis e liberdade em todo o mundo. O advogado Mohandas Karamchand Gandhi foi nacionalista, anticolonialista, especialista em ética política e empregador da resistência não violenta. Recebeu o nome de Mahatma (que significa “de grande alma”, venerável”) em 1914, na África do Sul, como é hoje chamado em todo o mundo.

Nascido no dia 2 de outubro de 1869 em Porbandar, na Índia Ocidental, não há como negar que Gandhi foi um dos maiores líderes espirituais e ativistas dos direitos humanos do século XX. Durante a vida, também lutou pela conscientização ambiental. Para homenagear os 150 anos de seu nascimento, serão plantadas 150 mudas de árvores no parque Aterro Sapopemba.

A iniciativa da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), responsável pela educação ambiental da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), tem parceria com o Consulado Geral da Índia em São Paulo, com o objetivo revitalizar a área e oferecer melhor qualidade de vida aos moradores da região. Participaram do evento representantes daquele país, como Puja Kaushik (Diretora do Centro Cultural) e Digvijay Nath (Alto Oficial de Chancelaria). Eles foram recebidos pela Coordenadora da UMAPAZ, Meire Fonseca, e pela Coordenadora de Gestão de Parques e Biodiversidade (CGPABI), Tamires Carla de Oliveira, representando o secretário Eduardo de Castro, da SVMA.