Brasil é um dos países que menos recicla o lixo plástico

Grande parte dos brasileiros não sabe como destinar adequadamente as 11,3 toneladas anuais de resíduos plásticos produzidas.

Imagem com fundo de madeira e um quadro negro no centro pendurado por uma corda, dentro do quadro seis símbolos da reciclagem rabiscados nas cores azul, vermelho, verde, amarelo, marrom e cinza.


Embora o Brasil seja o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo, com média de 11,3 toneladas/ano, apenas 1,2% desse total é reciclado - algo em torno de 145 mil toneladas. Os dados foram divulgados pelo Fundo Mundial para a Natureza (World Wildfile Fund, da sigla em inglês WWF), que realizou pesquisa em 28 países. Há um dado alarmante dessa pesquisa, realizada pelo Instituto Ipsos: menos da metade dos brasileiros não entende como funciona a coleta seletiva.

Atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia, o Brasil tem um dos menores índices de reciclados. Dos entrevistados, 67% afirma desconhecer a possibilidade de reciclagem do plástico. Porém a nossa realidade é outra, já que há restrições nesse material: nem todo o plástico pode ser reciclado e aqueles que possuem superfícies metalizadas, adesivadas ou envolvidas em papel celofane também dificultam o processo.

De acordo com relatório mais recente (2018), do Compromisso Empresarial de Reciclagem (Crempre), apenas 17% da população brasileira são atendidas pela coleta seletiva. Outro problema que o estudo aponta é a centralização das coletas em apenas uma região, 83% das cidades com coleta seletiva ficam no Sul e Sudeste do país.
Na cidade de São Paulo, a Prefeitura responde pela coleta seletiva domiciliar de 75% das vias. Nesse setor, trabalham aproximadamente 5 mil funcionários e 386 veículos. Apenas no primeiro semestre de 2019, foram recolhidas 39.3 toneladas de material reciclável. Esse número representa um aumento de 2,5% em relação ao mesmo período do ano passado.

A separação dos lixos recicláveis dos não recicláveis é feita seguindo os parâmetros de entidades ambientais. Segundo a WWF, boa parte dos resíduos sem a destinação adequada chega aos oceanos, onde o volume desse material já equivale a 23 mil aviões Boeing 747 pousando sobre os mares, numa média de 60 por dia. O tipo de material que pode passar pela reciclagem também varia de acordo com a capacidade de processamento de cada região.

Como reciclar em casa
1. Embalagens plásticas que contêm líquidos ou alimentos precisam ser lavadas e colocadas no lixo reciclável sem tampa;
2. Vidros precisam estar lavados. Peças quebradas também podem ser enviadas, mas devem ser separados em caixa de papelão ou envoltos em jornal e devidamente sinalizados;
3. Metais, como latas de alumínio, se possível devem ser prensados;
4. Caixas de papelão devem ser desmontadas;
5. Papeis não metalizados precisam estar secos;
6. Resíduos orgânicos, papeis engordurados ou sujos e embalagens plásticas metalizadas não são recicláveis;
Fonte: BBC Brasil