PREFEITURA DE SÃO PAULO

Encerrada pesquisa sobre funcionamento de parques municipais

Enquete disponível até 31/10 revelou o perfil dos frequentadores dos 107 parques municipais de São Paulo, além de coletar sugestões para esses equipamentos.

06/11/2019 09h00

Após o encerramento da pesquisa inédita com frequentadores dos 107 parques da cidade de São Paulo, os técnicos da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) iniciam o trabalho de tabulação dos dados coletados. Ao todo, 3.064 pessoas responderam ao formulário eletrônico pela internet.

A maioria dos participantes declarou frequentar os parques principalmente para a prática de esportes, atividades físicas e de lazer. Esse contingente usa as áreas verdes pelo menos uma vez por semana. Os parques que mais apareceram na pesquisa foram: Ibirapuera, Aclimação, Carmo, Jardim da Conquista, Independência, Severo Gomes e Chácara do Jockey.

A pesquisa faz parte da elaboração do Plano Municipal de Áreas Protegidas, Áreas Verdes e Espaços Livres (PLANPAVEL) e teve o objetivo de identificar o perfil dos frequentadores. Também coletou dados sobre frequência de uso, formas de acesso, tempo consumido no percurso, atividades praticadas e opinião sobre o funcionamento e a gestão dos parques municipais.

O PLANPAVEL faz parte do Programa de Metas 2019-2020, Objetivo Estratégico 30 - Dar sustentabilidade ambiental à cidade. Além disso, o plano contribui para a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e para a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em particular o ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis que tem como meta proporcionar o acesso universal a espaços públicos seguros, inclusivos, acessíveis e verdes, bem como o ODS 13 - Ação contra a mudança global do clima e o ODS 15 - Vida Terrestre.