Oficina incentiva a prática do diálogo

Recurso é ideal para as pessoas que enfrentam situações de conflito no seu cotidiano; o fundamento se baseia no diálogo como ferramenta de sua solução.

Imagem de fundo azul claro com quatro silhuetas pretas com controno em salmão e balões de fala nas cores rosa, vermelho, verde e azul.


Seja para conhecer ideias divergentes ou para trocar experiências, o diálogo é fundamental para o progresso da humanidade. Por isso, a Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), departamento de educação da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), promove entre os dias 6, 13 e 27 de novembro, das 18h às 21h, a oficina Introdução ao Diálogo.

O intuito é apresentar ao público a importância do diálogo para o enfrentamento de situações de conflito, tomando como fundamento os conhecimentos da proposta dialógica desenvolvida pelo físico norte-americano David Bohm (1917- 1992).
A oficina é pré-requisito aos interessados em participar do Grupo Experimental de Diálogo e do Círculo de Estudos de Diálogo de David Bohm, atividades que ocorrem de forma permanente, a cada semestre, sob a coordenação e facilitação de Márcia Amélia Moura, docente da UMAPAZ. Para participar desta oficina, é preciso preencher um formulário de inscrição online. Receberão certificado apenas os participantes que atingirem frequência de 100%.

Conteúdo Programático
- Conceituação
- Diálogo e significado: David Bohm
- Principais objetivos do diálogo
- Atenção, observação e pensamento
- As condições para o diálogo
- Exame e suspensão de pressupostos
- Diálogo e o ouvir: o sentido da escuta
- Diálogo e o compartilhamento de significados
- Estratégias para o diálogo

SERVIÇO
Oficina de Introdução ao Diálogo
Datas: 6, 13 e 27 de novembro (sempre às quartas-feiras)
Horário: 18h às 21h
Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera.
Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268.
Inscrições: inscreva-se pelo formulário eletrônico