Prefeitura organiza Oficinas para ouvir a população sobre áreas verdes

Objetivo é elaborar o Plano Municipal de Áreas Protegidas, Áreas Verdes e Espaços Livres (PLANPAVEL) e o Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU).


No período de 9 a 28 de novembro, serão realizadas as Oficinas Participativas dos dois planos municipais que estão sendo elaborados simultaneamente pela Prefeitura de São Paulo, sob a coordenação da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA). Os dois planos integram o Programa de Metas 2019-2020, Objetivo Estratégico 30 (dar sustentabilidade ambiental à cidade). As oficinas serão realizadas por meio de encontros regionais.

As atividades visam assegurar a participação direta da população nos processos de planejamento e gestão da cidade, expressa no Plano Diretor Estratégico (Lei Municipal nº 16.050/ 2014). Contribuem ainda para a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e para a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em particular o ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis (acesso universal a espaços públicos seguros, inclusivos, acessíveis e verdes), bem como o ODS 13 - Ação contra a mudança global do clima e o ODS 15 - Vida Terrestre.

As Oficinas Participativas são abertas a todos os cidadãos. Basta que os interessados pela temática da preservação e gestão de áreas verdes e espaços livres se inscrevam na data e região de sua comodidade. Com essa participação, o munícipe contribui com proposições, identificação de problemas e construção de soluções articuladas com o Poder Público.

Agenda
O primeiro encontro acontece no dia 09 de novembro (sábado), das 9h às 13h, no Poupatempo Itaquera. O objetivo é ouvir todos os moradores da região e das localidades vizinhas, como São Mateus, Cidade Tiradentes, São Miguel, Itaim Paulista e Guaianazes. Para participar, o interessado deve fazer sua inscrição eletrônica. O formulário com alguns dados deve ser preenchido, para que a inscrição seja validada.

Confira a agenda completa das Oficinas Participativas:

09/11
LESTE 01 – Itaquera, São Mateus, Cidade Tiradentes, São Miguel, Itaim Paulista, Guaianazes
Horário: das 9h às 13h
Local: Poupatempo Itaquera - Estação Corinthians-Itaquera do Metrô.

12/11
LESTE 02 – Vila Prudente, Aricanduva, Sapopemba, Penha, Ermelino Matarazzo
Horário: das 18h às 22h
Local: Uninove (Rua Cavour, 336 – Vila Prudente, ao lado da Estação Vila Prudente do Metrô.

21/11
SUL 01 – Campo Limpo, M’Boi Mirim, Santo Amaro, Jabaquara, Cidade Ademar Horário: das 18h às 22h
Local: Uninove Santo Amaro - Rua Amador Bueno, 389/491

23/11
SUL 02 – Parelheiros e Capela do Socorro
Horário: das 9h às 13h
Local: CEU Parelheiros - Rua José Pedro de Borba, 20, portão E-1, bloco esportivo

26/11
CENTRO-OESTE – Lapa, Butantã, Pinheiros, Sé, Vila Mariana, Ipiranga, Mooca
Horário: das 18h às 22h
Local: Faculdade de Saúde Pública da USP - Av. Dr. Arnaldo, 750, ao lado da Estação Clínicas do Metrô

28/11
NORTE – Perus, Pirituba-Jaraguá, Freguesia-Brasilândia, Casa Verde-Cachoeirinha, Jaçanã-Tremembé, Santana-Tucuruvi, Vila Maria-Vila Guilherme
Horário: das 18h às 22h
Local: Subprefeitura Santana-Tucuruvi - Av. Tucuruvi, 808 – próximo à Estação Tucuruvi do Metrô.

SERVIÇO
Oficinas Participativas PLANPAVEL/PMAU
Data: dias 9, 12, 21, 23, 26 e 28 de novembro
Horário: a conferir em cada região
Inscrições: realizadas em plataforma digital