Universitários da UNIFESP visitam dois parques naturais da cidade

Estudantes do campus Diadema conheceram a Área de Proteção Ambiental (APA) Bororé-Colônia e o Parque Natural Municipal (PMN) do Itaim.

Cerca de 30 estudantes do curso de Licenciatura em Ciência da Universidade Federal (UNIFESP), campus Diadema, visitaram na terça, dia 14 de outubro, a APA Boroé-Colônia e o Parque Natural Municipal (PMN) Itaim. O encontro foi mediado pela Divisão de Gestão de Unidades de Conservação (FGUC) da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA),

O objetivo da visita de campo mediada pela Divisão de Gestão de Unidades de Conservação – DGUC / SVMA foi apresentar as potencialidades e desafios de gestão participativa e compartilhada das unidades de d conservação municipais (APAs e Parques Naturais), visando a proteção da biodiversidade e desenvolvimento sustentável.

Após a travessia de balsa, os estudantes conheceram a Casa Ecoativa, onde foram recebidos por Jaison Pongeluppi, ativista socioambiental e residente da ilha. Ele expôs os trabalhos desse coletivo e apresentou um patrimônio histórico cultural da ilha, por meio de uma caminhada monitorada.

À tarde, os estudantes visitaram o Parque Natural Municipal do Itaim, conhecendo suas características fundiárias e ecológicas, além de histórias desta unidade de conservação. Além de bate-papo, os participantes puderam percorrer uma pequena trilha, conhecendo as estruturas, os avanços e os desafios de gestão do Parque Natural. O encontro foi finalizado com visita a uma galeria de arte vizinha ao parque, a Casa do Rosário, também parte da APA Bororé-Colônia.