Prefeitura participa da Semana do Lixo Zero em parque da zona leste

Mulheres catadoras integram Roda de Conversa nesta sexta à tarde no Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo, em Itaquera.

Um objetivo ousado, mas possível: lixo zero significa aproveitar o que pode ser reciclado e processar o lixo orgânico por meio de composteiras, reduzindo os resíduos enviados aos aterros sanitários. Em outubro, o mundo discute e comemora a Semana do Lixo Zero, que pretende mobilizar o maior número possível de organizações para atender a esse objetivo.

O encontro a ser organizado nesta sexta, dia 18 de outubro, a partir das 14h, promove a discussão ambiental ao mesmo tempo em que fala do papel da mulher no contexto de suas comunidades. A geógrafa Helen Evelyn de Souza, gestora do PNM Fazenda do Carmo, aproveitará para receber as catadoras e mostrar a edificação 100% sustentável daquela Unidade de Conservação (UC).

Lixo Zero
Sua última edição, em 2018, abrangeu 2 países, 20 estados e 45 cidades participantes, totalizando mais de 1500 eventos, como intervenções artísticas, workshops, oficinas, congressos, bate papos, intervenções artísticas, entre outros. Só no Brasil, as agendas envolveram mais de 150 mil pessoas – o equivalente a 200 estádios de futebol cheios.

Um dos debates de 2019 é abordar o baixo índice de aproveitamento de resíduos: apenas 3% dos materiais separados para a reciclagem são, de fato, encaminhados para essa finalidade. Nesta semana, de 21 a 28 de outubro, o objetivo da data é mobilizar, conscientizar e empoderar pessoas e organizações.

Enquanto meta ética, econômica, eficiente e visionária, a iniciativa lixo zero se propõe a guiar as pessoas na mudança de seus modos de vida e práticas, incentivando os ciclos naturais sustentáveis. Além de abordar os objetos para sua recuperação e uso pós-consumo, debate a perspectiva da economia circular. Uma cidade lixo zero é aquela que consegue desviar 90% de seus resíduos dos aterros sanitários, dando-lhes a destinação correta.

SERVIÇO
Semana Lixo Zero no PNM Fazenda do Carmo
Data: 18/10/2019
Horário: das 14h às 16h
Local: PNM Fazenda do Carmo - Estrada da Fazenda do Carmo, 350 - Itaquera - São Paulo
Mais informações: contato@casacausa.com.br.