Dia Mundial da Alimentação é comemorado nesta quarta


O Dia Mundial da Alimentação, comemorado nesta quarta (16), reforça a preocupação com os problemas causados pela falta de mantimentos e pela extrema pobreza no mundo. Um levantamento feito pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), publicado recentemente, afirma que cerca de 820 milhões de pessoas não tiveram acesso suficiente a alimentos em 2018.

O número representa um imenso desafio para alcançar o segundo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que prevê a erradicação da fome até 2030. Para resolver o problema, é importante pensar em alternativas que ampliem a oferta de alimentos no planeta nas próximas décadas, mas sem provocar impactos negativos no meio ambiente.

O resultado alarmante envolve outra questão de difícil solução: não só a fome como a obesidade e desnutrição continuam a aumentar, especialmente entre crianças e jovens. A questão do desperdício de alimentos também precisa ser mais discutida, já que cerca de um terço dos alimentos produzidos no mundo são desperdiçados, causando inúmeros prejuízos econômicos e ambientais.

Fonte: FAO