Alunos de escolas municipais conhecem produtores rurais orgânicos em Parelheiros

Experiência, que permitiu a cerca de 100 crianças conhecerem a produção de alimentos orgânicos na região sul da cidade, pretende instituir amplo programa de visitação.

Entre plantações, colheitas, preparação de saladas e sucos de couve, cerca de 100 alunos de três escolas da rede pública municipal puderam ver de perto a produção de alimentos orgânicos na região sul da cidade. Os produtores visitados são atendidos pelo Projeto Ligue os Pontos, iniciativa que busca o fortalecimento dessa agricultura na região. A ação é resultado de uma parceria entre as secretarias de Desenvolvimento Urbano (SMDU), Educação (SME) e Verde e Meio Ambiente (SMVA).

Os alunos dos Ensinos Infantil e Fundamental da EMEF Vargem Grande, EMEI CEU Parelheiros e EMEF CEU Parelheiros realizaram as visitas, respectivamente, nos dias 18, 24 e 25 de agosto. Em maio, estudantes do Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) Clovis Caitano Miquelazzo já haviam visitado o “sítio do Juarez”, produtor orgânico atendido pelo Projeto Ligue os Pontos.

A ação incluiu visita ao Parque Natural Municipal (PMN) Itaim, área verde com trilhas de educação ambiental, lagos, quiosques e um patrimônio arquitetônico-histórico significativo. Além do Itaim, a região conta com outros três parques naturais: Jaceguava, Bororé e Varginha. Os alunos foram recebidos por Vinicius de Souza Almeida, gestor do PMN Itaim, que explicou como que os grupos interessados em conhecer o Parque podem entrar em contato por e-mail (vsalmeida@prefeitura.sp.gov.br) ou via telefone 5187-0322.

Projeto futuro
A ideia do Projeto Ligue os Pontos é estruturar um programa que possibilite a visita de mais escolas às propriedades rurais e às áreas verdes da zona rural sul de São Paulo, auxiliando alunos e professores a visualizar de forma prática os assuntos discutidos em sala de aula relacionados à alimentação saudável. Com isso, obter também conhecimento técnico sobre o plantio orgânico para aplicá-lo nas hortas das escolas, e, por fim, conhecer a extensa área rural do município.

A política pública pode gerar ainda um ciclo virtuoso de desenvolvimento local, educação alimentar, valorização do território, dos parques naturais e dos agricultores, além de fornecer instrumentos pedagógicos poderosos para professores e educadores, proporcionando experiências marcantes a milhares de alunos da rede municipal de educação. Para os produtores rurais de São Paulo, receber os alunos de escolas públicas e privadas é uma oportunidade de ampliar e diversificar sua renda, envolver os jovens nessa atividade, aumentar as chances de permanência das famílias no campo e, assim, fortalecer e proteger o território rural e os mananciais da região – objetivo central do Projeto Ligue os Pontos.

Rede
O município de São Paulo possui mais de 3.500 escolas municipais, onde estudam cerca de um milhão de alunos. Nestes locais, são servidas 2,3 milhões de refeições diárias. As três escolas da região de Parelheiros foram escolhidas porque seus alunos, com a supervisão dos professores, desenvolvem atividades relacionadas à agricultura e alimentação nos locais, cuidando, inclusive, de hortas. “Na EMEF CEU Parelheiros, uma professora desenvolveu um projeto de alimentação saudável, onde os alunos podem estudar, fazer e degustar novas receitas, como suco de couve com laranja e iogurte de inhame”, afirma Viviane Ramos da Silva, gestora do CEU Parelheiros. Além de conhecer os sítios, os alunos almoçaram no local, provando os alimentos orgânicos advindos das propriedades.

A receptividade dos agricultores visitados foi excelente, como atesta Juarez Andrade Sales, atendido pelo Projeto Ligue os Pontos: “A visita foi maravilhosa. A gente preparou salada, arroz, frango e suco de couve com limão”. O agricultor afirmou que foi justamente nas escolas que nasceu seu amor pela agricultura orgânica. Hoje, ele auxilia os alunos nos plantios nas hortas, incorporando para si o aprendizado dessa troca.