Dia Mundial Sem Carro é comemorado neste domingo


O carro é considerado um marco no desenvolvimento tecnológico do ser humano, sendo utilizado tanto para o trabalho quanto para o lazer. No entanto, essa nova realidade trouxe alguns problemas na bagagem: o aumento da poluição, a extensa concentração de carros nas grandes cidades e o gasto com matérias primas. O Dia Mundial Sem Carro, comemorado neste domingo (22), é um estímulo para o uso menos intensivo dos veículos automotores e a escolha por alternativas menos danosas ao meio ambiente.

A data foi criada na França, em 1997, sendo adotada por vários países europeus no ano de 2000. No Brasil, a data foi comemorada oficialmente pela primeira vez em 2001. Com o sucesso dos eventos, o país aderiu a Semana da Mobilidade e, desde 2003, prepara ações para conscientizar sobre os males do uso excessivo do automóvel.

Para comemorar, a Prefeitura de São Paulo preparou uma série de atividades especiais, como desafios intermodais, caminhadas e pedaladas, palestras e seminários. Neste ano, o foco está no respeito e atenção ao pedestre. Embarque você também nesse movimento e participe dos eventos que ocorrerão até o dia 25 de setembro. Acesse o site do evento para conferir a programação completa.