Divisão de Fauna Silvestre promove curso de observação de aves

Fotografia de um gavião-carijó à direita. À esquerda, estão aplicados os dizeres "Curso Observar Aves: um despertar para a conservação da biodiversidade".
Sejam pardais ou gaviões-carijós, é possível avistar as mais diversas espécies de aves em qualquer um dos parques municipais. Cada uma desempenha papéis fundamentais para a manutenção da biodiversidade nestes espaços, como a dispersão de sementes. Em promoção à conservação da avifauna da capital, a Divisão de Fauna Silvestre (DFS) da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) oferece o curso Observar Aves: um despertar para a conservação da biodiversidade entre os dias 2 e 4 de outubro.

Considerando a observação de aves como instrumento de conscientização ambiental, o objetivo do curso é incentivar a proteção das espécies por meio desta atividade e sensibilizar os alunos sobre a importância de sua defesa. A ação também é fundamental para que os participantes aprendam técnicas de observação de aves, conheçam iniciativas públicas que agregam novos praticantes – como o #VemPassarinhar – e se enxerguem como atores da produção de conhecimento científico de acordo com o conceito da Ciência Cidadã.

As aulas acontecem na sede da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), localizada no Parque Ibirapuera. Indicado aos atuantes na área de Meio Ambiente, o curso é validado (nº 308/2018) para fins de carreira do funcionário público, mas também é aberto a todos munícipes interessados. Metade das cem vagas disponíveis são validadas para servidores municipais e a seleção será realizada com base nas carreiras contempladas. Atenção: as inscrições estão abertas até o dia 26 de setembro, ou até o preenchimento total das vagas. Basta preencher o formulário eletrônico para participar.

Confira o conteúdo programático completo:

2 de outubro (quarta-feira)
Aula Teórica
Técnicas para Observação de Aves
Diversidade das Aves

3 de outubro (quinta-feira)
Aula Prática
Observação de Aves pelo parque
Listagem das espécies observadas

4 de outubro (sexta-feira)
Palestra: Ornitologia no século XXI, com o biólogo Thiago Vernaschi, professor e pós-doutor pelo Departamento de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP)


SERVIÇO
Observar Aves: um despertar para a conservação da Biodiversidade – Curso Validado nº 308/2018
Data: 2, 3 e 4 de outubro (quarta, quinta e sexta-feira) – inscrições até 26/09
Horário: das 8h às 12h (excepcionalmente no dia 3, a aula será das 7h às 11h)
Local: Av. Quarto Centenário, 1268 – Parque Ibirapuera (portão 7A)
Informações: cursosfauna@prefeitura.sp.gov.br

Inscreva-se para o curso Observar Aves