SVMA participa da 2ª Conferência Internacional Cidades Sustentáveis

Apresentação feita pelo Chefe de Gabinete, Rodrigo Ravena, apresenta a biodiversidade de São Paulo.


O Chefe de Gabinete da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), Rodrigo Ravena, apresentou os aspectos voltados à sustentabilidade de São Paulo durante a 2ª Conferência Internacional Cidades Sustentáveis, na manhã desta quinta, dia 19 de agosto. Presentes, prefeitos, gestores municipais e especialistas de todo o Brasil e exterior debatem soluções voltados ao crescimento urbano sustentável, dentro da Plataforma Global de Cidades Sustentáveis.

Com a apresentação “A Biodiversidade na cidade de São Paulo”, Ravena partiu de referências geográficas (área, altitude, relevo), aspectos econômicos, fauna, flora e cobertura vegetal. O inventário da fauna realizado em 2018 trouxe um total de 1121 espécies, das quais 726 são vertebrados. Já o Herbário Municipal tem catalogadas 1273 amostras digitalizadas da flora, sendo importante fonte para o reconhecimento de espécies raras ou ameaçadas de extinção.

Planos Verdes
A política ambiental do Município está definida no Plano Diretor Estratégico (PDE), contemplada no Sistema de Áreas Protegidas, Áreas Verdes e Espaços Livres (SAPAVEL), nos chamados Planos Verdes. Um deles, o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA) já concluído, aponta ações prioritárias e áreas para conservação, manejo, fiscalização e recuperação da vegetação nativa.

Ele se articula com os demais planos verdes em andamento, como o Plano Municipal de Áreas Protegidas, Áreas Verdes e Espaços Livres (PLANPAVEL), Plano de Conservação e Recuperação de Áreas Prestadoras de Serviços Ambientais e Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU). Ravena citou ainda o Mapeamento digital da Cobertura Vegetal do Município, a ser concluído e divulgado no início de outubro deste ano. Por fim, citou os serviços municipais voltados para a gestão da biodiversidade como o atendimento veterinário de animais silvestres (para recuperação física) e consequente reabilitação, para devolvê-los à natureza.