Pesquisa sobre funcionamento de parques municipais é prorrogada até 31 de outubro

Objetivo é incorporar ao PLANPAVEL a opinião dos frequentadores dos 107 parques municipais sobre a infraestrutura, gestão e funcionamento desses equipamentos públicos.

Arte com fundo degradê em tons claros de verde e cor-de-rosa. À esquerda, está a figura de uma lupa e, ao centro, os dizeres "Pesquisa Planpavel" na cor branca.

 

 

A pesquisa com frequentadores de parques tem o propósito de prospectar informações para a elaboração do Plano Municipal de Áreas Protegidas, Áreas Verdes e Espaços Livres – PLANPAVEL, que vai definir uma política de gestão e provisão de áreas verdes e de proteção do patrimônio ambiental do Município de São Paulo, conforme determina o Plano Diretor Estratégico (PDE).

A pesquisa, elaborada pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), procura identificar o perfil dos frequentadores e coletar dados sobre frequência de uso, formas de acesso, tempo consumido no percurso, atividades praticadas e opinião sobre o funcionamento e a gestão dos parques municipais.

Devido à necessidade de ouvir a opinião de um maior número de frequentadores de parques, a pesquisa teve o prazo prorrogado para o dia 31 de outubro. Até o momento, mais de 2.000 pessoas já responderam à pesquisa, mas os dados estão majoritariamente concentrados em parques como Ibirapuera, Aclimação e Parque do Carmo. O desafio é despertar o interesse de frequentadores de outros parques, principalmente aqueles localizados em regiões mais distantes do centro, nos extremos da cidade, para aumentar o nível de representatividade da pesquisa.

O PLANPAVEL faz parte do Programa de Metas 2019-2020, Objetivo Estratégico 30 – Dar sustentabilidade ambiental à cidade. Além disso, o PLANPAVEL contribui para a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e para a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em particular o ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, que tem como meta proporcionar o acesso universal a espaços públicos seguros, inclusivos, acessíveis e verdes.

SERVIÇO
Pesquisa sobre o Plano Municipal de Áreas Protegidas, Áreas Verdes e Espaços Livres - PLANPAVEL
Data: até 31 de outubro de 2019
Participação: por meio de formulário eletrônico do PLANPAVEL