O Dia da Independência do Brasil

Data na qual o Imperador D. Pedro I torna o Brasil independente da coroa portuguesa traz programação extensa no parque Independência.

Arte com aplicação da figura de D. Pedro I à esquerda e a bandeira do Brasil ao fundo. Ao centro, está a data "7 de setembro".

A mais importante comemoração cívica do país acontece neste sábado, data da Independência do Brasil (confira a programação do parque Independência). A data colocou ponto final no domínio português, após muitas tentativas do povo pela sua liberdade, como o sufocamento da Inconfidência Mineira e morte de seu maior líder, Tiradentes, em 21 de abril de 1792. Sua execução retardou o sonho de liberdade, mas não prejudicou as sementes que o alimentavam.

Uma das manobras da Coroa Portuguesa foi exigir a volta de D. Pedro I à corte, já que esta entendia que o jovem príncipe prejudicava os negócios do reino. No dia 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I declarou ao reino sua resposta à carta recebida: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico".

O Dia do Fico não foi sua única manobra: inspirado por outros simpatizantes do movimento libertador, D. Pedro tratou de convocar uma Assembleia Constituinte e organizou a Marinha de Guerra para obrigar as tropas de Portugal a voltarem para o reino, decretando que nenhuma lei da Corte seria aceita no Brasil sem seu aval. Estava posto em xeque o relacionamento entre país explorador (Portugal) e explorado (Brasil). A sociedade local temia as retaliações de Portugal, e elas vieram em forma de carta.

No dia 7 de setembro de 1822, quando D. Pedro fazia o percurso de volta de Santos para São Paulo, foi alcançado pela missiva portuguesa, às margens do riacho Ipiranga. Nela, a Corte simplesmente anulava a sua Assembleia Constituinte. Foi o estopim para o príncipe desembainhar sua espada e declarar “Independência ou Morte”. Em dezembro do mesmo ano, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.

Nas mudanças, tivemos uma nova bandeira; nos efeitos colaterais, setores contrários à independência do Brasil, notadamente nos estados do Nordeste, condenavam o rompimento com a coroa portuguesa e deflagraram manifestações, contidas com o envio de tropas locais. Portugal não deixou por menos e exigiu o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas para reconhecer a independência de sua ex-colônia. Os primeiros países a nos reconhecer independentes foram o México e os Estados Unidos.

No parque
Este sábado reúne extensa programação no Parque da Independência, com agenda a partir das 10h. Música, atração circense, passeio com tradução na língua de libras e história contada – inclusive a da independência – são alguns dos destaques. A agenda contempla espetáculos de dança, números performáticos e exposições, e se encerra com o Concerto Museu em Festa. Confira a agenda completa da Independência.