PREFEITURA DE SÃO PAULO

Qualidade do ar é tema de encontro

15/08/2019 15h00


Em meio aos esforços para diminuir as emissões de gases poluentes na cidade, o Comitê Gestor do Programa de Acompanhamento da Substituição de Frota por Alternativas Mais Limpas (COMFROTA-SP) realizou sua 3º Reunião Plenária Ordinária na última quarta (14).

O gerente do Setor de Avaliação de Transporte da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), Marcelo Bales, esteve presente ao encontro e explicou como é realizado o monitoramento da qualidade do ar no Estado de São Paulo.
Segundo ele, a CETESB possui diversos programas funcionais, como o Plano de Controle de Poluição Veicular (PCPV), o Plano de Redução de Emissão de Fontes Estacionárias (PREFE), a fiscalização e controle das emissões industriais e o programa de fiscalização de fumaça dos veículos a diesel (Fumaça Preta). De acordo com Bales, a melhoria da eficiência energética dos automóveis é também uma estratégia efetiva e eficiente para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

Outra participação do evento foi de Davi Tsai, do Instituto Energia e Meio Ambiente (IEMA), que apresentou a versão preliminar da ferramenta de cálculo das emissões de gases de efeito estufa geradas pelas atividades humanas. A iniciativa possibilita intensificar ações para o cumprimento e elaboração de leis e de planos de gerenciamento ambiental. Tsai explicou ainda que, para enfrentar os problemas causados pela poluição do ar, é importante continuar aperfeiçoando os instrumentos de monitoramento da qualidade do ar e os inventários de emissões.