Previna a intoxicação por plantas nocivas

 
Folhas largas, verdes e repletas de manchas brancas. Não basta olhar para um vaso desta planta – geralmente utilizada como ornamento e até mesmo amuleto – para deduzir que se trata de uma espécie tóxica. Embora o nome seja bastante sugestivo neste exemplo da comigo-ninguém-pode, há outras plantas perigosas que parecem inofensivas e, portanto, é preciso conhecê-las. Nesta sexta (16), a Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), departamento de educação ambiental da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), oferece a palestra O Risco de Intoxicação por Plantas Tóxicas, das 9h às 11h30.

A comigo-ninguém-pode, por exemplo, contém oxalato de cálcio – princípio ativo causador de irritações – e, por isso, causa danos às mucosas bucais e à faringe, e pode provocar asfixia quando mastigada. A aula é conduzida pela farmacêutica toxicologista Sônia Aparecida Dantas Barcia, com coordenação da farmacêutica e biomédica Linete Maria Menzenga Haraguchi. Os objetivos são oferecer noções básicas de identificação de espécies nocivas, orientar formas de prevenção de intoxicação por plantas e indicar locais de atendimento para este tipo de problema.

Seja nas sementes, folhas, nos frutos ou na seiva, outras espécies podem ser tóxicas, como a mamona, o copo-de-leite e o pinhão-paraguaio. A atividade é gratuita e aberta a todos os interessados no assunto. Basta preencher o formulário eletrônico para garantir uma vaga.

Confira o conteúdo programático completo:

- Apresentar as principais plantas tóxicas, sua ação e onde podem ser encontradas;
- Apresentar em sala de aula algumas plantas espontâneas que podem ser tóxicas;
- Apresentar os cuidados necessários para evitar a intoxicação;
- Orientar quanto a importância da prevenção de intoxicação por plantas;
- Informar locais de atendimento em caso de intoxicação por plantas (CEATOX/HC, CCI/SMS).

SERVIÇO
O risco de intoxicação por plantas tóxicas
Data: 16 de agosto (sexta)
Horário: das 9h às 11h30
Local: Av. IV Centenário, 1268 – Parque Ibirapuera (portão 7)

Inscrições para a palestra sobre Plantas Tóxicas

Fonte: Secretaria da Saúde do Paraná e Hospital Universitário da Universidade de Londrina (UEL)