Serviços Ecossistêmicos serão abordados no segundo Fórum Temático

Encontro técnico agendado para 16 de agosto integra agenda de atividades de construção do Plano Diretor do Parque Ibirapuera.


Ampliar a discussão técnica sobre como cada elemento de um parque contribui para a economia, o bem-estar e a sobrevivência das pessoas, pensando na manutenção da biodiversidade. Esse é o tema do segundo Fórum Temático organizado pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), intitulado Serviços Ecossistêmicos. Ele será realizado nesta sexta, dia 16 de agosto, das 18h30 às 21h30, compondo a agenda de construção democrática do Plano Diretor do Parque Ibirapuera.

Para este encontro, a mediadora será a bióloga Juliana Laurito Summa, Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Mackenzie (2000). Atuou como consultora em levantamento de fauna (mastozoologia) para empreendimentos e consultora em áreas de soltura e monitoramento de fauna. É diretora da Divisão da Fauna Silvestre da SVMA desde 2014, sendo responsável pelo atendimento, inventariamento e monitoramento da fauna silvestre da Cidade.

Integram o grupo o biólogo Maurício Lamano Ferreira, pós-Doutor em Ciências. Formado pela Universidade Mackenzie em Ciências Biológicas, defendeu Mestrado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente (Instituto de Botânica de São Paulo), Doutorado e Pós-Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Com grande interesse em questões ambientais, sua pesquisa tem focado a compreensão de padrões e processos ecológicos em ambientes naturais antropizados, avaliando diferentes tipos de pressões na dinâmica e funcionamento dos ecossistemas.

Dentre os temas de seus trabalhos e orientações encontram-se: Ciclos Biogeoquímicos, Biodiversidade e Conservação, Adaptações às Mudanças Climáticas Baseadas em Ecossistemas (AbE) e Nature-based Solutions (NbS). Pelo seu reconhecimento em ensino, pesquisa e extensão, Maurício foi premiado duas vezes como 'Professor 10' na Universidade Nove de Julho.

Participam ainda a bióloga Anelisa Ferreira de Almeida Magalhães, que atua na Divisão da Fauna Silvestre da SVMA. Graduada (licenciatura e bacharelado) em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1990), Mestre em Ciências (Fisiologia Humana) pela Universidade de São Paulo (1994) e doutora em Biologia Celular e Tecidual pela Universidade de São Paulo (2001), é coordenadora do Programa de Inventariamento de Fauna Silvestre de São Paulo. Possui experiência na área de Ecologia Aplicada, com ênfase em Conservação e Manejo da Fauna Silvestre, atuando principalmente nos seguintes temas: inventariamento da fauna de vertebrados no município de São Paulo, manejo e monitoramento de fauna silvestre, desde 1992.

A arquiteta e Urbanista Laura Lucia Vieira Ceneviva compõe, com os demais, o grupo debatedor deste tema. Especializada em Planejamento Regional e Urbano pela Universidade Técnica de Berlin, Alemanha, tem Mestrado em Estruturas Urbanas Ambientais pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Atualmente, exerce a Secretaria Executiva do Comitê de Mudança do Clima e Ecoeconomia do Município de São Paulo. Foi, durante alguns anos, Coordenadora do Conselho de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Cades) e do Conselho do Fundo do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CONFEMA) do Município de São Paulo. Foi responsável, também, pela estruturação operacional do Fundo do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (FEMA).

AGENDA
2º Fórum: Serviços Ecossistêmicos
Data: 16/08/2019
Horário: 18h30 às 21h30
Local: UMAPAZ – Av. Quarto Centenário, 1268 – Portão 7-A – Parque Ibirapuera

Consulta Pública
Data: até 25/08
Acesso digital: Participe da Gestão Urbana.

Audiências Públicas
Data: 14/08/19 - quarta-feira
Horário: 18h30 às 21h30

Data: 24/08/19 - sábado
Horário: 10h às 13h
Local: UMAPAZ – Av. Quarto Centenário, 1268 – Portão 7-A – Parque Ibirapuera