Marsha completa um mês de reabilitação no CeMaCAS

 
Graciosa por natureza, Marsha não só conquistou os técnicos do Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAS), pertencente à Divisão de Fauna Silvestre da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), como também movimentou quase sete mil pessoas nas redes sociais pela escolha de seu nome. Um mês após sua chegada, a pequena onça-parda (Puma concolor) reage muito bem à reabilitação: aos 50 dias de vida, já pesa 2,7 kg – o triplo do peso com que chegou –, ganhou comprimento, perdeu algumas das manchinhas pretas características dos filhotes e desenvolveu alguns comportamentos típicos de sua espécie.

Esta evolução é resultado das atividades realizadas pelos profissionais responsáveis por seus cuidados no CeMaCAS. Todos os dias, como quase todos os filhotes mamíferos, Marsha brinca cada vez mais e dorme livremente. Para repor toda esta energia gasta, a pequena é alimentada a cada três horas com uma mistura de leite de cabra e ração úmida repleta de vitaminas para garantir um crescimento forte e saudável. Encontrada em um canavial de Campinas (SP), ela foi encaminhada ao CeMaCAS pelos técnicos do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) no dia 8 de julho, com cerca de 15 dias de vida.

O trabalho do CeMaCAS é de extrema importância para a conservação desta e de outras espécies. Ameaçada de extinção, a onça-parda ocorre em diversas áreas verdes do município, constando como vulnerável no Decreto Estadual nº63.853/2018 e na mesma categoria pela Portaria MMA nº444/2014. Também está listada na Convenção sobre Comércio Internacional da Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (CITES), tendo em vista a preocupação com o comércio ilegal internacional da espécie, prática que pode levá-la à extinção.