Oficina sobre Gestão Ambiental auxilia na elaboração do Plano Diretor do Ibirapuera

Para compor o documento, participantes expressaram sua relação afetiva com o parque por meio de fotografias.

 

O frio intenso da última quarta, 17 de julho, não impediu que mais de 70 pessoas se reunissem em frente ao Auditório do Ibirapuera para participar de um roteiro diferente: registrar por meio de fotos sua relação afetiva com o espaço e com a cidade. A atividade compôs o segundo dia de eventos destinados à elaboração do Plano Diretor do Parque Ibirapuera, que teve como tema Gestão Ambiental. Após caminharem a pontos específicos que permitem uma visão ampla de perspectivas do Ibirapuera, os participantes fizeram seus registros e as imagens foram compartilhadas instantaneamente, sendo projetadas na sede da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), para onde o grupo se dirigiu a seguir.

Reunidos em grupo, os participantes puderam explorar de que forma as visões obtidas (perspectivas) estão vinculados à identidade que cada um tem do espaço, bem como sua relação com a cidade de São Paulo. Por fim, os grupos puderam expor os cartazes e, desta forma, compartilhar ideias. Na sequência, já como introdução ao próximo dia de atividade que acontecerá no sábado, 20 de julho, o Sociólogo André Luis de Moura Alcântara fez uma apresentação sob o tema do dia, “Gestão Ambiental”, onde expôs a conceituação da matéria e as maneiras de se trabalhar a gestão ambiental em nossas vidas. Destacou também, a importância do engajamento da população para a efetividade de políticas públicas que possam garantir o equilíbrio e a sustentabilidade das ações humanas frente à natureza.

 

Encontro anterior

A série de encontros realizada pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) na sede da UMAPAZ teve início no dia 13 de julho (sábado). Com o tema Projeto paisagístico e arquitetônico: Usos e Apropriações, após apresentação sobre a história da implantação do parque, os participantes foram instigados a propor um mapa mental do Ibirapuera, com o objetivo demonstrar, a partir de seu imaginário, sua relação com o parque.

 

Próximos passos

Neste sábado, dia 20 de julho, das 9h às 18h, com o tema Serviços Ambientais, os participantes voltam a se encontrar em frente ao Auditório do Ibirapuera, às 9h, para trilhar diferentes percursos, onde serão mapeadas as diversas impressões dos participantes. A atividade permitirá uma avaliação entre as bases naturais do parque (águas, fauna, flora, solo), suas singularidades e também seus usos. No segundo momento, haverá apresentação dos técnicos da Secretaria do Verde e Meio Ambiente sobre o diagnóstico do parque relacionando as questões ambientais e seus conflitos de uso.

 

O ciclo será encerrado no dia 22, à noite, na sede da UMAPAZ, com um amplo debate sobre os resultados das agendas construídas. Também serão incorporadas ao Plano Diretor do Parque as contribuições dadas pela população por meio de pesquisa aberta, feita por meio de formulário eletrônico.

 

 

AGENDA
Serviços Ambientais
Data: 20/07/2019
Horário: das 9h às 18h
Local: Ponto de encontro em frente ao Auditório do Ibirapuera (portão 10)

Debate e devolutiva da consolidação das atividades
Data: 22/07/2019
Horário: das 19h às 21h
Local: UMAPAZ – Av. Quarto Centenário, 1268 (portão 7A)