Capital sedia I Workshop Programa Município VerdeAzul

Signatária do programa estadual, São Paulo promove evento de integração das diversas instâncias de governo/governança de Meio Ambiente do território, para o pleno atendimento do Ciclo Ambiental 2019.

 O I Workshop Município VerdeAzul São Paulo será realizado amanhã, 2 de julho, das 9h30 às 12h30, no Edifício Martinelli, centro de São Paulo, acontece. O evento é organizado pela Coordenadoria de Planejamento Ambiental (CPA) da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA). O coordenador estadual do VerdeAzul, José Walter Figueiredo Silva, fará a apresentação das Políticas Públicas de Meio Ambiente contempladas no programa, estratégicas para o incremento do Desenvolvimento Sustentável e para a melhoria da Qualidade Ambiental nos municípios do Estado. Em seguida, a interlocutora do município, Vivian Prado Fernandes, fará a exposição do nosso atual status de atendimento.

A SVMA é responsável pela coordenação técnica do programa, orientando a captação e tratamento dos dados e informações exigidos, para organização e posterior remessa ao Estado. O Município de São Paulo alcançou com sucesso a Etapa de Qualificação do Programa, finalizada em abril. A Cerimônia de Qualificação ocorrerá no próximo dia 11 de julho de 2019 na cidade de Bauru, quando será divulgada a preliminar do Ranking Ambiental Paulista, lista com os 645 municípios do Estado classificados por ordem decrescente de valor do Índice de Avaliação Ambiental (IAA).

O programa

Desde seu início, em 2007, o Programa Município VerdeAzul (PMVA) propõe a instituição de projetos ambientais estratégicos na Política Ambiental dos municípios do Estado de São Paulo, estimulando a prática de um protocolo de conduta positiva. A equipe SVMA mobiliza uma extensa agenda técnica e política de articulação, promovendo a maior participação de diversos agentes municipais, ação que democratiza a gestão pública e descentraliza a agenda ambiental.

O programa exige que os municípios signatários atendam a dez diretivas, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Município Sustentável; Estrutura e Educação Ambiental; Conselho Ambiental; Biodiversidade; Gestão das Águas; Qualidade do Ar; Uso do Solo; Arborização Urbana; Esgoto Tratado; e Resíduos Sólidos. Essas diretivas estão documentadas na Resolução SMA nº 33/2018, que estabelece os procedimentos operacionais e os parâmetros de avaliação para os ciclos ambientais de 2018 em diante.

SERVIÇO
I Workshop Programa Município VerdeAzul
Data: 02/07/2019
Horário: das 9h30 às 12h30
Local: Edifício Martinelli – Rua São Bento, 405 – 18º andar